Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Presidente da Acisbs expõe temas na Câmara de Vereadores

Terça, 10 de setembro de 2019

 

 

Clique para ampliar
presidente da Associação Empresarial (Acisbs), Ismar Becker, fez uso da tribuna popular da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul
 

Na noite de segunda-feira, 09, o presidente da Associação Empresarial (Acisbs), Ismar Becker, fez uso da tribuna popular da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, para expor três projetos em andamento: o Termo de Concessão de Uso celebrado entre a Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (Fetep) e (Acisbs), as alterações estatutárias e o planejamento estratégico da Fundação. Além do Projeto de Lei de Conversão nº 17, de 2019, proveniente da Medida Provisória nº 881, de 2019, (Liberdade Econômica).

Sobre a Fetep, Ismar disse que a proposta de trabalho é atuar em cinco ações, sendo elas: incrementar receitas; reduzir a dependência de recursos públicos  e/ou recebê-los por contrapartida de serviços; atrair novos incubados; gerar uma atmosfera inovadora e empreendedora; e consolidar a base tecnológica em São Bento do Sul. “Estamos iniciando uma adequação após um período crítico, com o objetivo de tornar a entidade autossustentável. Nós entendemos que o desenvolvimento de São Bento, inclusive trazido pelo Pedem (Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal), passa por outras atividades que não requerem muito espaço, que agreguem trabalho e com uma remuneração melhor” contou. O presidente da Acisbs também destacou que vem sendo feito um trabalho de aglutinação das instituições educacionais, para que todos participem da discussão de temas como Pedem, Centro de Inovação e Lei de Inovação.

Becker ainda falou da MP 881, um documento de grande importância para o desenvolvimento do Brasil. “Uma mudança revolucionária”, conforme sua avaliação, cujo princípio básico é a boa-fé do cidadão. “Através do Núcleo de Contabilidade, realizamos diversas conversas, e conseguimos chegar em um meio termo, com boa flexibilidade por parte da secretaria de finanças” frisou. Ismar conta que de primeiro momento o foco será a abertura de empresas de baixo risco, considerando que 80% das empresas que são criadas por mês no município se enquadram nessa categoria. “É o começo de um trabalho. Em SC desconheço outro município que esteja trabalhando nisso. Acredito que seremos os primeiros a implantar” contou. O empresário reforçou que o objetivo da entidade é trabalhar em conjunto, iniciativa privada e pública.

Fetep – questionado sobre a questão financeira da Fundação, o presidente disse que o que aconteceu foi falta de foco e de governança. “Fizemos a intervenção em um momento em que a entidade estava solvente, tivemos que demitir 60% do quadro. Hoje há caixa disponível, com previsão de entrada de recursos por meio da formalização de convênios diversos e da formatação da parceria com a prefeitura com a proposta de contrapartida de serviços. O objetivo é que a Fetep não dependa de subvenções, ou pelo menos, o mínimo possível” revelou.

MP 881 – Ismar disse que o documento municipal foi elaborado por até mais do que quatro mãos. Todas as estruturas envolvidas foram ouvidas e consideradas. “Embora a MP tenha vigência imediata, nós entendemos a justificativa da prefeitura e em consenso decidimos aguardar pela votação. O que queremos para São Bento é algo possível de ser implementado, criamos uma massa crítica para tocar isso para a frente” frisou. 

Hospital – sobre o Hospital e Maternidade Sagrada Família, Becker disse que é constantemente questionado o porquê de a Acisbs estar envolvida no tema. Segundo ele, o hospital é o único da cidade e que se fechar, os associados e seus colaboradores não têm onde se tratar. “O artigo 2 do nosso estatuto prevê que podemos opinar e auxiliar em temas como esse. Atualmente a situação do hospital é relativamente tranquila, pois não possui dívidas mesmo atendendo 74% de SUS”. O presidente conta que o envolvimento da Acisbs veio devido às questões relacionadas à venda da estrutura. “As irmãs da Divina Providência já tinham vendido para um grupo de Lages, só não tinham assinado o contrato. Isso nos preocupou, pois possui o mesmo CNPJ, e que após efetivada a compra iam tentar revender aqui pelo preço que quisessem. Com a atitude que tivemos conseguimos travar a operação” justificou. Becker conta que a fase ainda é bastante complicada, que é a verificação do que pode ser feito. “Temos um grupo de doadores da cidade interessado, que não podemos chamar de investidores, pois quem aplicar o recurso não terá retorno, por se tratar de uma instituição filantrópica. “Não estamos cuidando do hospital por altruísmo, mas sim, por preocupação com a comunidade empresarial. Já temos criado um modelo de gestão baseado em cases como é o caso do hospital São José de Jaraguá do Sul”.

  Clique para ampliar
presidente da Associação Empresarial (Acisbs), Ismar Becker, fez uso da tribuna popular da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul
 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA