Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vinhos de São Bento do Sul, conquistam primeiros lugares em concurso do IFSC


 Clique para ampliar
 

Foram anunciados na tarde de sexta-feira (6) os vencedores do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense, realizado pelo Câmpus Canoinhas em parceria com Epagri e Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas. A premiação ocorreu no encerramento do 3º Encontro Regional da Cultura da Videira, realizado no auditório do Câmpus Canoinhas, com organização da Epagri.

As três melhores bebidas, das categorias vinho tinto, vinho branco e suco de uva, foram premiadas com certificados e brindes. O produtor Almir Stiegler, de São Bento do Sul, ficou em primeiro lugar nas duas categorias de vinho - tinto e branco. Já o suco de uva campeão é da produtora Elenir Grein, de Monte Castelo.

Para Stiegler, participar do concurso já foi muito importante, especialmente porque seus produtos foram degustados e avaliados por profissionais de grande competência. Mas, vencer nas duas categorias de vinho foi ainda mais satisfatório. “Incentiva a continuar pra frente, melhorando cada vez mais a qualidade do vinho”, afirma o produtor, que recebeu a premiação do extensionista da Epagri de São Bento do Sul, Rogério Pietrzacka.

Quem também conquistou duas premiações foi o produtor Irineu Novak, de Canoinhas, segundo lugar nas categorias vinho tinto e suco de uva. A estudante do curso superior de tecnologia em Alimentos, Alessandra Iris Novak, e o irmão, Eduardo Irineu Novak, receberam a premiação pelo pai, do extensionista rural e coordenador do Projeto de Fruticultura da Epagri no Planalto Norte, Jânio José Secco.

“É o reconhecimento de um trabalho realizado há mais de vinte anos, proporcionando uma visão ainda mais empreendedora do nosso trabalho com a vitivinicultura”, enfatiza Eduardo. “Este prêmio valerá como um incentivo ainda maior para nós, jovens agricultores, a continuarmos na propriedade. Com a busca de conhecimento e força de vontade, os resultados positivos vão aparecendo”, destaca Alessandra.

O concurso

 Clique para ampliar
 No total, o concurso recebeu 39 inscrições: 16 amostras de suco de uva tinto, 18 de vinho de mesa tinto e 5 de vinho de mesa branco, que foram avaliadas por um grupo de onze especialistas na área de viticultura, enologia e análise sensorial. A avaliação foi realizada às cegas, no dia 22 de agosto, em que cada jurado degustou todas as amostras sem saber a procedência da bebida. Para cada amostra, os jurados atribuíram notas de 0 a 100 em quatro quesitos: análises visual, olfativa e gustativa e aspecto global.

De acordo com o coordenador do concurso e professor do Câmpus Canoinhas, Douglas Würz, a primeira edição do concurso superou todas as expectativas. “Tenho a convicção que a nossa região do Planalto Norte apresenta um grande potencial para o cultivo da videira e, claro, para a elaboração de bons vinhos e sucos”, comemora.

Apesar da divulgação do resultado, as atividades relacionadas ao concurso não estão concluídas. “Agora, é trabalhar na capacitação dos produtores que já elaboram vinhos e sucos e com aqueles que têm interesse. Queremos fomentar a atividade na região e melhorar, a cada safra, a qualidade dos nossos produtos”, explica professor Douglas.

Nesta semana, foi realizada a caracterização físico-química das 39 amostras de vinhos e sucos participantes do concurso. A partir deste resultado e das avaliações da análise sensorial, todos os produtores inscritos vão receber uma avaliação detalhada de seu produto, com os pontos positivos e negativos de cada amostra. “Dessa forma, o IFSC, a Embrapa e a Epagri cumprem os maiores objetivos do concurso, que são a caracterização dos produtos aqui elaborados e a orientação técnica para aperfeiçoar o processo de produção, incentivando a cultura da videira no Planalto Norte catarinense”, destaca.

Classificação final
Vinho Branco

1º lugar: Almir Stiegler (São Bento do Sul) – nota 76,9
2º lugar: Antônio Dalabrida (Papanduva) – nota 61
3º lugar: Elisandro da Silva (Porto União) – nota 60,8

Vinho Tinto
1º lugar: Almir Stiegler (São Bento do Sul) – nota 80,8
2º lugar: Irineu Novak (Canoinhas) – nota 78
3º lugar: Silvio Guginski (Canoinhas) – nota 77,1

Suco de Uva
1º lugar: Elenir Grein (Monte Castelo) – nota 87,4
2º lugar: Irineu Novak (Canoinhas) – nota 85
3º lugar: Lauro Friedrich (Canoinhas) – nota 81,9



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA