Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Agentes comunitários de saúde: receba bem estes profissionais

Quinta, 22 de agosto de 2019

 

Clique para ampliar
 

Faça chuva ou faça sol, os agentes comunitários de saúde estão na estrada, a pé ou de bicicleta, visitando as residências de São Bento do Sul para levar informações das unidades de saúde do município para estas famílias.

 

Um trabalho que por muitas vezes não é fácil, já que o clima e o relevo particular de nossa cidade proporcionam um grau maior de dificuldade nas caminhadas ou pedaladas diárias destes profissionais da área da saúde.

 

De acordo com informações da coordenadora da equipe, Angelita dos Santos Nogueira, que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde, hoje no município a equipe dos Agentes Comunitários de Saúde conta com 86 profissionais, e até o final do ano será realizado um processo seletivo para contratação de mais profissionais, pois atualmente as unidades de saúde dos bairros Boehmerwald e Bela Aliança estão sem agentes trabalhando com a comunidade.

 

Uma ponte entre a unidade de saúde e o paciente

A missão do agente comunitário de saúde é de grande importância para o acompanhamento médico de muitos pacientes gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças para acompanhamento de vacinas, dentre outras.

É o agente que visita os pacientes em suas residências, faz uma avaliação, repassa orientações, verifica se a medicação está sendo administrada corretamente, e leva as informações à unidade de saúde que avalia a necessidade de um atendimento antes da consulta já agendada.

 

O secretário Municipal de Saúde, Manuel Rodrigues Del Olmo, é um dos defensores e incentivadores dos agentes comunitários de saúde. "Nosso grande objetivo é a prevenção de doenças e não o tratamento. Prevenir é a nossa grande missão na atenção básica à saúde, e os agentes comunitários de saúde são fundamentais para o sucesso deste trabalho na atenção básica", disse.

 

Reconhecimento

Como forma de reconhecimento ao trabalho dos agentes, a equipe da Secretaria de Saúde realizou um levantamento das visitas realizadas no último trimestre analisando os números de visitas realizadas de acordo com as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

 

Após o levantamento, sete agentes comunitárias de saúde foram homenageadas pelo trabalho realizado ao superarem a meta mínima estipulada que é 90% do total de visitas programadas.

 

As agentes homenageadas na ocasião foram:

-Tereza Ferreira dos Santos, do ESF 04, com 177 famílias atendidas, atingindo 99,81% da meta.

-Daniela Benjamim dos Santos, do ESF 01, com 193 famílias atendidas, atingindo 96,78% da meta.

-Sueli Terezinha Gorniak, do ESF 06, com 141 famílias atendidas, atingindo 95,50% da meta.

-Scheila Aparecida Vicente de Lima, do ESF 07, com 203 famílias atendidas, atingindo 95,33 % da meta.

-Nair de Fátima Pereira, do ESF 07, com 215 famílias atendidas, atingindo 95,00% da meta.

-Eliete do Prado, do ESF 11, com 178 famílias atendidas, atingindo 95,00% da meta.

-Selma do Rocio Nunes, do ESF 11, com 170 famílias atendidas, atingindo 95,00% da meta.

 

"Realizaremos este levantamento trimestralmente para reconhecer o trabalho realizado e valorizar ainda mais os profissionais agentes comunitários do município", concluiu Angelita.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA