Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Quatro Postos de Saúde estarão abertos neste sábado (27) para vacinação contra febre amarela

Quinta, 25 de julho de 2019

 Clique para ampliar
 

Com a confirmação de duas mortes, uma em Joinville e outra em Itaiópolis, pelo vírus da febre amarela, Santa Catarina se tornou Área com Recomendação de Vacinação. E, pelo vírus estar circulando em regiões próximas a São Bento do Sul, o alerta é feito para as pessoas que ainda não tomaram a vacina.

Por isso, neste sábado (27), uma campanha de vacinação contra a doença será realizada pela Secretaria de Saúde. Quatro Postos de Saúde estarão abertos das 8 às 17 horas para vacinação de crianças a partir de 9 meses de idade e adultos até 59 anos. Pessoas acima de 60 anos e pacientes crônicos precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Para este público é recomendado procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se informar.

Conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, Cristiane Jantsch Sestren, 26.531 pessoas já foram vacinadas, no entanto, não existe um número exato de quantas faltam porque o cálculo é feito com base em estimativas do IBGE, e ao longo dos meses muitas pessoas chegam ou saem de São Bento do Sul. "Temos uma população flutuante, por isso não há como saber quantos ainda faltam, mas sabemos que ainda têm pessoas que não tomara a vacina. Por isso, pedimos que elas aproveitem as Unidades de Saúde abertas neste sábado para se vacinarem", explica.

As unidades que estarão abertas neste sábado (27) são: ESF 1 (Rua Mathias Nossol, bairro Serra Alta), ESF 5 (Rua Papanduva, bairro Cruzeiro), ESF 3 (Rua Hans Dieter Schmidt, bairro Centenário) e o Posto de Saúde Central.

Santa Catarina - O primeiro óbito confirmado em humanos por febre amarela foi em um paciente, de 36 anos, não vacinado, residente em Joinville, ocorrido no dia 12 de março.

O segundo óbito foi um homem, de 40 anos, residente em Itaiópolis. Ele não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e morreu no dia 29 de junho de 2019.

Santa Catarina não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966.

A doença - A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas de matas e urbana. A única forma de se proteger é através da vacinação. Uma única dose é suficiente para proteger por toda a vida.

Viviane de Vargas Miranda



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA