Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Prefeito realizará apresentação no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental

Segunda, 24 de junho de 2019

 

 

Nesta quarta-feira (26) o prefeito Magno Bollmann estará participando do II Fórum Brasil de Gestão Ambiental em Campinas-SP.

O Fórum é organizado pela ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, e conta com a co-realização de diversos parceiros, dentre eles o IDS - Instituto Democracia e Sustentabilidade, que realizou o convite ao prefeito Magno Bollmann.

O convite foi para a participação específica no tema do principal debate do Fórum, "Segurança Hídrica: uma agenda estratégica para os municípios frente às mudanças climáticas" que o IDS promoverá dia 26, das 14h às 18h.

A abertura do debate será feita por Ricardo Young, Presidente do IDS, abordando a complexidade e visão sistêmica do conceito de segurança hídrica, bem como suas implicações práticas em termos de políticas públicas. 

A primeira mesa tratará dos impactos das mudanças climáticas no ciclo hidrológico e as competências dos municípios nessa ampla e complexa agenda da segurança hídrica. Participarão os pesquisadores Prof. Paulo Artaxo (USP) e Profa. Estela Neves (UFRJ). A mediação será feita por João Paulo Ribeiro Capobianco (Vice-presidente do IDS).

Já o prefeito Magno Bollmann participará da segunda mesa que tratará das oportunidades e desafios práticos da gestão local das águas. Apresentarão suas próprias experiências, além do prefeito de São Bento do Sul, Rogério Menezes (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Campinas/SP), Stela Goldenstein (ex-Secretária Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, ex-Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e foi diretora da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros). A mediação será feita por André Lima (ex-Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal e Associado do IDS). 

Para o prefeito o convite foi uma grande surpresa. "É mais um momento onde colhemos os frutos pelo trabalho sério que realizamos em nosso município. É com orgulho que levaremos nossas práticas para um Fórum nacional sobre gestão ambiental", disse Magno.

O biólogo e diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Marcelo Hubel também participará do Fórum. "É mais uma importante oportunidade de externarmos as práticas desenvolvidas em nosso município e até mesmo na região com os trabalhos do Consórcio Quiriri", disse.

Em sua apresentação o prefeito abordará a justificativa para trabalhar a segurança hídrica, pois de acordo com o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Águas (ANA), a cada R$ 1 investido em segurança hídrica, outros R$ 14,56 poderão ser gerados em benefícios para a população brasileira, como na minimização de perdas econômicas causadas por cheias e secas.

Também irá tratar de temas com Consórcio Intermunicipal Quiriri, pagamentos por serviços ambientais - PSA, Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, APA Rio Vermelho/Humbold com 23 mil hectares de área, e das próximas ações ambientais a serem implementadas como Ampliação do PSA para Campo Alegre; implantação do PSA no Rio Banhados – Bairro Serra Alta e PSA no Rio Negrinho II – Bairro Centenário; implantação do Jardim Botânico; implantação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal Curt Buddemeyer; revisão do Plano de Manejo da APA Rio Vermelho Humboldt; implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e implantação do Licenciamento Ambiental pelo CIQ.

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA