Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA-2019

Segunda, 24 de junho de 2019

 

Clique para ampliar
 

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 39 anos em 2019. Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras.Http://lcamorim.blogspot.com.br – http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br

 

 A Feira do Livro de Lisboa é uma instituiçao, é uma tradição da cidade. É enorme, tem espaço privilegiado, ocupando grande parte do Parque Eduardo Sétimo. E me lembra, guardadas as proporções, a Feira do Livro de Porto Alegre, pois também é motivo de orgulho para os moradores de Lisboa, assim como a outra é para os moradores da capital gaúcha.

Foram 19 dias de feira, com mais de 2.100 (dois mil e cem) eventos. Comportou 328 stands,  636 marcas editoriais e mais de cem mil títulos. Além de Livros, de cultura, de informação e conhecimento, a feira também contou com 42 empresas em suas praças de alimentação, ofereceu wifi gratuito e pontos de carregamento de celulares, entre outras tantas coisas.

Em 2018, a Feira do Livro de Lisboa registrou 492 mil vistantes. Este ano eram esperados mais de quinhentos mil visitantes, o que pode ter sido superado. Não há ainda os números finais da feira, mas ela cresceu e o número de livros vendidos também deve ter superado a previsão de quinhentos mil exemplares.

A feira, como vimos, oferecia livros de todos os tipos, com lançamentos vários, seções de autógrafos e palestras com escritores , mas ofereceu também eventos de música, brincadeiras, animação para todas as idades e todos os gostos. Via-se famílias inteiras passeando pela feira e comprando livros. Aqui, com certeza, se lê mais do que no Brasil, felizmente.

Estive lá várias vezes, inclusive na primeira semana, quando fez muito calor em Lisboa, mas mesmo assim o público já começava a chegar. Autografei meus livros, comprei livros, conheci escritores e livreiros, apresentei as nossas revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, divulgando a literatura dos brasileiros aqui entre os portugueses. Vi muitos livros de brasileiros – consagrados, claro – sendo oferecidos cá em Lisboa.

Uma honra e um privilégio poder participar de evento tão grandioso.

 

Luiz Carlos Amorim é fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, com 39 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. 
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 32 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc. 
O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em Http://lcamorim.blogspot.com 





Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA