Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Coleta de exames de anemia infecciosa equina e mormo

Sábado, 22 de junho de 2019

Para quem tem interesse em participar de eventos equestres, seja cavalgada ou rodeio, um dos requisitos é estar com os exames dos equídeos em dia e a Equipe de Atendimento Veterinário da Prefeitura estará realizando as coletas, nos dias 25 e 26 de junho.

Quem tiver interesse, deve entrar em contato com antecedência, pelos telefones 3635-4234 ou 99183-1795 para realizar o agendamento da coleta. Os exames custam R$ 63,00 que devem ser pagos no dia da coleta e são encaminhados a Mafra, onde há um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os resultados dos exames estarão disponíveis pra retirada no dia 04/07 na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Rodovia dos Móveis n° 15 no bairro Oxford das 7h30 às 16h30. A próxima coleta deve acontecer só no fim de julho.

Cabe ressaltar que para transportar o animal de um lugar a outro, seja para participar de rodeios, cavalgadas ou ainda para trocá-lo de terreno é importante retirar a Guia De Trânsito Animal (GTA).

 

Para etirar a GTA, você vai precisar:

Ter o cavalo registrado junto ao sistema da CIDASC;

Exames válidos de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo;

Vacinação para Influenza Equina em dia (gripe equina).

 

Outros requisitos e passo a passo

Se o cavalo não está registrado junto ao sistema da CIDASC:

Precisará realizar os exames pra Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo, pois na coleta de sangue para os exames, é feita a resenha do animal e assim, quando os resultados chegarem, você levará os exames até a CIDASC onde seu cavalo poderá ser registrado. Quando você fizer esse procedimento, avise ao Médico Veterinário responsável pela coleta para que ele possa lançar no sistema seus resultados.

Se não tem exames válidos de Anemia Infec. Equina (AIE) e Mormo:

Deve entrar em contato com algum Médico Veterinário habilitado para realização da coleta.

Validade dos exames – Propriedade Monitorada

Os exames têm validade de 60 dias a partir da data da coleta. Porém, é possível estender a validade para até 6 meses desde que tenha o teste todos os animais da propriedade e que nenhum deles saia de Estado dentro desses 6 meses. Para isso, deve levar os exames dos animais da propriedade até a CIDASC e requerer o status de “Propriedade Monitorada”. Após o pedido, o Médico Veterinário da CIDASC irá conferir se a propriedade cumpre as exigências e validará os exames para 6 meses.

Se a Vacinação para Influenza Equina não estiver em dia (gripe equina);

A vacina para Influenza Equina é realizada da seguinte forma: se o animal nunca foi vacinado, ele receberá a primeira dose e em até 30 dias, deverá ser realizada a segunda dose. Após receber a segunda dose, a vacinação se torna anual. A vacina deve ser realizada por um Médico Veterinário que irá fazer a carteirinha de vacinação do seu animal. Ele deixará com você a carteirinha e vai registrar no sistema da CIDASC que seu animal está vacinado. Para isso, seu cavalo precisa estar registrado junto à CIDASC.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelos telefones do Atendimento Veterinário da Prefeitura: (47) 9 9183-1795 ou (47) 9 9112-4790 e também pelo telefone da CIDASC: (47) 36470220.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA