Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Centro de Autismo de São Bento do Sul recebe sala de psicomotricidade do SENAI



Terça, 18 de junho de 2019 10:59

 

  

         O Centro de Autismo de São Bento do Sul recebeu uma sala de psicomotricidade, considerada essencial no desenvolvimento de seus alunos. O ambiente foi projetado, construído e instalado através de um projeto social do SENAI, envolvendo professores e estudantes da instituição. “Precisávamos desse suporte técnico para nossas atividades, pois os autistas devem trabalhar diariamente a psicomotricidade para o seu desenvolvimento”, informou a diretora da unidade, Geovanna Rodrigues Vicente, durante a entrega, realizada no dia 13 de junho.

         No espaço foram instalados diversos recursos, que auxiliam e estimulam os movimentos, trabalhando o lado sensorial dos portadores de TEA. A sala será utilizada diariamente pelos 55 alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado em Autismo Professora Celeste Novack, que possem entre 2 e 39 anos de idade. “A psicomotricidade pode trazer uma evolução enorme aos alunos. É um ganho fantástico!”, comemorou Maria Lourdes Sperka, representante da AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas.

         O projeto foi resultado do desafio Circuito Senai Indústria e Sociedade, lançado ao Senai de São Bento do Sul pelo Departamento Nacional para representar Santa Catarina no programa de projetos sociais.  O objetivo era desenvolver ou transformar um produto ou espaço da localidade, utilizando conhecimento inovador da educação profissional e da indústria brasileira. Foram envolvidos mais de 50 alunos dos cursos de aprendizagem em Marcenaria, de Rio Negrinho, e do técnico em Automoção, de São Bento do Sul.

         Desenvolvido durante dois meses, o projeto mobilizou competências de docentes e alunos de diferentes áreas de atuação. “É a concretização do nosso desejo, de fazer a educação profissional chegar ao dia a dia das pessoas, de ser útil à sociedade”, destacou Vilmo Lochstein, coordenador de educação profissional do Senai.

         A equipe de estudantes que acompanhou todas as etapas do projeto, da concepção da ideia à fabricação e instalação, ressaltou a importância de conhecer o mundo do autismo e compreender as  necessidades dos alunos. “Colocamos a teoria em prática, o que ajuda muito na formação. Além disso, foi um projeto que trouxe muita satisfação pessoal a todos nós”, disse David Monteiro, aluno do curso de Automação do Senai.

         A secretária municipal de educação de São Bento do Sul informou que a Prefeitura Municipal investe em média R$ 400 mil por ano no Centro do Autismo. “Mesmo sendo significativo, é um valor insuficiente para todas as necessidades, sendo essencial a parceria com o Senai para aperfeiçoar o atendimento aos alunos”, destacou Rosemari Strack Cândido. Para a realização do projeto, houve participação de voluntários e parcerias com as empresas Artefama, Artes Industriais de Madeira, Fama Designer Visual, Havan, Móveis Weihermann, Palema Colchões, Tecidos Scherer e Traço Sensatto.

 

 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  São Bento do Sul nesta segunda-feira (16) teve a maior temperatura para o inverno recorde de 33,2ºC
Calor Histórico: Termômetros ultrapassam 41 graus e calor bate recorde em SC
 
  Psicodália 2020 em Rio Negrinho está ameaçado por problemas burocráticos e judiciais
 
  Interbrasil participara da Abrafati 2019
Empresa de São Bento do Sul vai estar no maior evento do segmento de tintas da América Latina
 
  ADÍLSON ANTONIO ROHRBACHER
 
  Fotos do 1º Rock Burger realizado domingo em Rio Vermelho
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
48872950 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA