Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Renato Franchi explica o que é um edifício inteligente

Terça, 18 de junho de 2019

 

Clique para ampliar
 

O conceito de "edifícios inteligentes" não foi adequadamente definido e adotado dentro do setor imobiliário. Alguns exemplos iluminarão o estado da tecnologia de construção inteligente conta Renato Franchi.
À medida que entramos na era da interrupção da tecnologia de construção inteligente, precisamos nos preparar e abraçar o enorme potencial que será possível no setor imobiliário. Mas primeiro, no entanto, precisamos abordar o que a tecnologia de construção inteligente realmente significa.
Brad Greiwe, sócio-gerente da maior empresa de tecnologia de capital imobiliário dos Estados Unidos, Fifth Wall Ventures, afirma que não gosta de usar o termo “edifícios inteligentes” porque “se passássemos pela sala e perguntássemos o que é uma edifício 'era, todo mundo daria uma resposta diferente. Acho que ainda estamos trabalhando no que significa "tecnologia inteligente de construção".
Devido a este mal-entendido da terminologia essencial, o setor imobiliário tem variado em sua adoção de tecnologia de construção inteligente. Para trazer um pouco de clareza ao conceito, vamos começar com alguns princípios básicos.
A principal diferença entre a tecnologia tradicional e a inteligente é que a tecnologia inteligente é baseada na criação, coleta, transmissão, uso e análise de dados, impulsionada por dispositivos físicos contou Renato Franchi. O advento da Internet of Things (IoT) permitiu a adoção acelerada de recursos orientados por dados em todos os setores, desde a saúde até a fabricação e o lazer. O setor imobiliário não é diferente, e tem experimentado novos recursos à medida que as soluções se comunicam diretamente com os dispositivos de IoT do edifício, como o sistema HVAC, sensores de temperatura, sistemas de controle de acesso baseados em proximidade, software de gerenciamento de instalações e outros.
Integrando dados em silos diferentes
Para aproveitar ao máximo a IoT em edifícios, devemos reunir todas as funções e dados de dispositivos e sistemas separados e em silos para melhorar o desempenho e a análise. É mais fácil dizer do que fazer. Com a solução de tecnologia certa que se conecta com todas as principais fontes de dados, agora é possível. E, quando realizado, o edifício pode aproveitar todo o potencial da tecnologia inteligente. Para o contexto, vamos ver como o gerenciamento de visitantes funciona na maioria dos edifícios de escritórios hoje.
Na superfície, a administração de visitantes parece direta. Um funcionário (host) em um escritório entra em contato com um indivíduo (o visitante) para visitar o escritório e depois fornece os detalhes - geralmente na forma de um email. O anfitrião, em seguida, entra em contato com o balcão de segurança do lobby e submete que eles têm um visitante programado para chegar a uma determinada hora e data. Na chegada, o visitante espera na fila no balcão de segurança, informa o pessoal de segurança sobre a visita programada, mostra identificação, espera receber um crachá físico, digitaliza o crachá no quiosque do elevador ou aguarda para entrar e faz check-in. na recepção do anfitrião, que notifica o anfitrião de que o visitante chegou. De acordo com Renato Franchi, existem variações dessa abordagem, mas para uma atividade que ocorre centenas (às vezes milhares) de vezes em uma semana, é necessária uma abordagem mais eficiente e inteligente.
O que é um edifício inteligente?
Aproveitando a IoT e as integrações de sistemas, o gerenciamento de visitantes pode ser mais eficiente, mantendo os elementos de segurança. Por exemplo, o host pode registrar diretamente o visitante em um sistema de gerenciamento de visitantes, que enviará uma confirmação por e-mail e uma credencial móvel ao visitante. Com a integração aos sistemas de e-mail, um convite de calendário pode ser criado com o clique de um botão, se desejado. Na chegada, o visitante ignora a linha na segurança, evita a necessidade de imprimir um crachá físico e pode digitalizar a credencial móvel no quiosque de segurança do perímetro do elevador. Como o quiosque está conectado ao sistema de segurança, uma notificação (email, SMS ou push) pode ser gerada para enviar ao host informando que o visitante chegou.
Essa abordagem é muito mais simplificada e pode economizar tempo e desperdício para milhares de pessoas ao longo de um ano. Por contexto, em um prédio de 1 milhão de pés quadrados, a economia anual de tempo pode ser de mais de 7.000 horas para visitantes, funcionários de prédios e inquilinos.
Além disso, os dados de gerenciamento de visitantes podem ser coletados e analisados para prever quando os horários e os dias de pico de visitas podem ocorrer. Segundo Renato Franchi, esses dados, combinados com os dados de ocupação do inquilino coletados dos sistemas de controle de acesso de segurança, fornecem insights úteis sobre a utilização de prédios para melhorar a produtividade da edificação e permitir operações de construção autônomas. Como resultado, os sistemas HVAC do edifício podem responder aquecendo ou resfriando o prédio com base na utilização do edifício. Além disso, a equipe de segurança pode ter uma equipe mais eficiente com base em populações de edifícios maiores ou menores do que o esperado. O gerenciamento de visitantes é apenas um dos muitos fluxos de trabalho diários de um edifício e pode ajudar a alcançar o potencial trazido pela tecnologia de construção inteligente.
IoT para potencial de construção inteligente
À medida que cada edifício adota várias tecnologias inteligentes de construção, cria as possibilidades fundamentais de portfólios imobiliários inteiros para criar, coletar e analisar todos os seus dados em uma visão combinada explica Renato Franchi. Está dentro dessa visão de todo o portfólio de dados que os proprietários e operadores de imóveis podem utilizar para dar o próximo salto evolucionário no setor imobiliário. Tudo isso será possível com o uso e a adoção em massa da IoT em todas as classes de imóveis. Nos próximos anos, está claro que a IoT será vista como o principal impulsionador tecnológico do potencial de construção inteligente. Vamos abraçar as possibilidades.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA