Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Projeto incentiva a leitura



Quinta, 16 de maio de 2019 14:47

  

 

Uma vez por mês, alunos do Pré ao 4º ano da Escola Básica Municipal Emílio Engel saem da unidade escolar, localizada no Rio Vermelho Estação, para ir à Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos, no Centro, para trocar livros. A ação faz parte do projeto Leitura da Escola e, na quarta-feira (15), foi a vez dos alunos do Pré I e II participarem da atividade.

Tudo começa quando um ônibus busca os alunos na escola. O trajeto até a biblioteca já é uma novidade para muitos dos estudantes. Chegando ao ponto de ônibus em frente ao Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, onde fica localizada a biblioteca, os pequenos são auxiliados pelas professoras Rosane Bella Rank e Crichima Paes de Lima Silva, e pela especialista Karen Regina Batista Czieczek.

Já na biblioteca, eles são levados para um espaço especialmente preparado para as crianças. E é ali que a alegria e a imaginação dos alunos vêm à tona. Um a um, eles devolvem os exemplares escolhidos no último mês e caminham em meio às prateleiras para selecionar novos livros. Escolhidos os exemplares, eles guardam na sacola confeccionada pela biblioteca e assinam o registro de empréstimo.

Como estes alunos ainda estão em fase de alfabetização, o projeto conta com parceiros importantes: os pais e os irmãos. São eles que leem em casa a história para os pequenos. “Quem leu a história pra mim foi meu pai, minha mãe e meu irmão. O livro falava de uma casinha bem longe da cidade, com vários animais, e eu gosto muito quando eles leem pra mim”, disse Gabriel Felipe Ulrich Leal, mostrando os dois exemplares que escolheu para a nova leitura.

A pequena Helena Pelizzari contou que a mãe foi quem leu a última história. “Era um gatinho e um ratinho que brincavam juntos. Foi bem legal”, comentou. Emanuelle Schneider e Guilherme Huttl também falaram que os pais ajudaram na leitura dos livros. “Escolhi dois livros agora. Do dinossauro e do tigre”, disse Guilherme.

Na quarta-feira, além da troca de livros, os pequenos puderam dividir com os colegas a última história escolhida.

Atividades – A ida até a biblioteca é uma das atividades realizadas dentro do projeto Leitura da Escola, que ocorre com alunos do Pré ao 9º ano. Nele, são realizadas contação de história, mini roda de leitura e atividades literárias. “Quando eu entrei na unidade eu percebi que atividades literárias já eram realizadas com os estudantes maiores. Então, foi vista a necessidade de trabalhar com os alunos do Pré. Iniciamos levando eles até a biblioteca da escola. No ano passado, em uma dessas atividades literárias com os pequenos, trabalhamos a ideia de como se faz um livro. Foi um trabalho realizado na escola e em casa, onde eles confeccionaram um livro”, contou a professora Crichima Paes de Lima Silva.

Como a atividade deu certo, foi então que as professoras tiveram a ideia de levar os alunos para conhecer a Sociedade Literária. “Nem eu, que moro em São Bento há anos, conhecia a Sociedade Literária e ficamos encantados com o que vimos. Foi aí que nos questionamos: se nós não conhecíamos a Sociedade Literária, muitos pais também não conhecem nem a biblioteca pública. Então, neste ano, surgiu a ideia de ampliar o projeto com as visitas dos alunos na biblioteca”, disse.

A ação deu tão certo que os alunos levam os livros para casa e os pais contam a história e ficam sabendo que a biblioteca está à disposição de todos. “Já temos pais que foram trazidos por seus filhos aqui para escolher outros livros, antes do prazo. Isso é uma corrente. O apoio dos pais foi fundamental para esta atividade e está sendo muito gratificante”, concluiu a professora.

Incentivo à leitura - Para a bibliotecária Andréa Blaskovski, incentivar a leitura desde cedo é extremamente importante. “Nós ficamos muito felizes quando a escola entrou em contato conosco para trazer os alunos aqui. Foram 92 novos leitores. Percebemos que eles veem à biblioteca e que gostam. Esperamos que mais e mais crianças nos visitem”, comentou.

Carteirinha - A Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos conta com 39.482 livros à disposição da comunidade. Para fazer a carteirinha da biblioteca é necessário comparecer ao local, seja na biblioteca do Centro ou nas sucursais, com a carteira de identidade (se não possuir pode substituir por certidão de nascimento) e comprovante de residência. Com a carteirinha o sócio pode emprestar até dois livros em cada visita. A taxa de anuidade é de R$ 8.

A Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos fica localizada no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. A sucursal do bairro Oxford está de portas abertas na rua Walter Linzmeyer, nº 116. E a sucursal do bairro Serra Alta fica na sala de Leitura Rafael João Celeski, na rua Otto Eduardo Lepper, s/n, Praça do CEU.

 

Viviane de Vargas Miranda


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  Rodada do Futsal feminino
 
  Oitavas de final do Futebol Society
 
  Seguir Jesus exige renúncia
 
  Dia do imigrante: trabalho e inclusão financeira
 
  Coleta de exames de anemia infecciosa equina e mormo
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
46131152 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA