Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

A realidade da Quimioterapia no Hospital Sagrada Família em São Bento do Sul

Comemorando um ano de funcionamento a realidade das ações

Segunda, 15 de abril de 2019 13:35

São Bento do Sul - Depois de quase 5 anos de muita espera,  promessas. idas e vindas, ações e mobilizações, a tão sonhada Quimioterapia começou a funcionar na cidade e região, junto ao Hospital Sagrada Família. Para fazer uma avaliação do que esta conquista trouxe para a população, fomos conversar com o diretor do Hospital Sagrada Família Renato Figueiredo Santos, que nos recebeu juntamente com o cirurgião oncológico Guilherme W. Roesler e o oncologista Maurício Bittencourtt Rosa, responsável pela Unacon.


 Clique para ampliar
  Os três mosqueteiros da Quimioterapia; Guilherme, Renato e Maurício


Os números impressionam

A unidade foi oficialmente instalada no Sagrada Família  com habilitação em março de 2018. O atendimento a pacientes, iniciou em abril, inicialmente com a clientela de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho. No período de abril/18 a 31 de março de 2019 (12 meses) foram realizadas 5.374 consultas oncológicas. Cerca de 320 pacientes atendidos com tratamento de Quimioterapia e realizadas 404 cirurgias oncológicas de adultos.


Abrangência

A partir de 1º de abril deste ano, portanto apenas a 12 dias, os pacientes dos municípios de Mafra, Papanduva, Monte Castelo e Itaiópolis, que antes eram atendidos em Porto União, passaram para a unidade de São Bento do Sul. Ainda não existe uma estatística do números de atendimentos  destes municípios por falta de histórico.


Incidência e tratamentos

Os médicos Maurício e Guilherme explicaram que a maior incidência de câncer nos pacientes atendidos na Unacon -São Bento do Sul são os casos de pele, devido a origem dos habitantes, na maioria germânicos de cor clara, olhos azuis e a exposição ao sol. Já nas mulheres prevalece o câncer de mama, mas também com incidência de gastro intestinal e tumores ginecológicos. Dez médicos especialistas atuam na Unidade e mais dois estão sendo contratados. Durante este ano de atendimentos apenas um paciente veio a óbito e por já ter dado entrada no Hospital com situação bastante agravada. Todo paciente em primeira consulta é avaliado pelo oncologista Maurício e que encaminha para procedimento com os demais especialistas. Guilherme esclarece que de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) 78% dos pacientes com câncer são curados. Também que o tratamento com Quimioterapia prolonga a vida de alguns pacientes sem curá-los, mas melhorando a qualidade de vida.


 Clique para ampliar
 

Maurício é ele quem atende a primeira consulta de cada paciente


 Clique para ampliar
   

Guilherme o cirurgião oncológico


Para o diretor Renato Figueiredo, o credenciamento da Unacon junto ao Sagrada Família foi uma conquista de toda região, um referenciamento para o Hospital e que já é qualificada como um belo trabalho dos profissionais envolvidos pela resolutividade, acolhimento e que a preocupação já é com espaço para o futuro.


Renato fez questão de salientar que todos os internados são preferenciados no direito a acompanhante, independente de serem idosos ou não, que todo o tratamento é feito exclusivamente pelo SUS. Também esclareceu que há preocupação com os pacientes oncológicos de outros municípios que necessitam de acolhimento. A existência de uma Casa de Apoio já está sendo trabalhada com o Rotary Club Cidade dos Móveis e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Outros dados interessantes repassados a respeito do Hospital são:  280 colaboradores, mais de 80 médicos atuando na instituição, média de 17.000 refeições oferecidas e 14.000 quilos de roupas lavadas por mês, realizados mais de 1.000 partos no último ano e uma média mensal de 7.000 atendimentos no setor de urgência e emergência SUS. Deixou ainda a seguinte recomendação: "O envolvimento da comunidade é muito importante para juntos proporcionarmos  uma melhor saúde e qualidade de vida para todos. 


 Clique para ampliar
 

Renato: "Um belo trabalho dos profissionais envolvidos"

 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

   ALVINO ZEITHAMENN
 
  Klabin anuncia o maior investimento da sua história
Com aporte estimado em R$ 9,1 bilhões, empresa aprova o Projeto Puma II, que contempla a construção de duas máquinas de papel no Paraná
 
  Amar é colocar-se aos pés do próximo
 
  Campanha do MPSC ganha destaque no Campeonato Catarinense de Futebol
 
  Espaços culturais têm horários especiais na Semana Santa
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
44358580 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA