Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Klabin inaugura Centro de Interpretação da Natureza em Santa Catarina

Sábado, 23 de março de 2019

Com o objetivo de auxiliar estudos científicos sobre biodiversidade, o espaço instalado na Reserva Particular do Patrimônio Natural Complexo Serra da Farofa receberá estudantes e pesquisadores

 

Santa Catarina, 22 de março de 2019 - Além de preservar mais de 68 mil hectares de áreas de matas nativas nas regiões onde mantém operações florestais em Santa Catarina, a Klabin - maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, e única companhia do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff - inaugurou  um Centro de Interpretação da Natureza, localizado em um ponto estratégico da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Complexo Serra da Farofa, em Santa Catarina. Criado pela empresa para apoio ao desenvolvimento de pesquisas científicas que vêm sendo desenvolvidas em parceria com universidades locais como a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, há mais de uma década, bem como com outras entidades de pesquisa, o Centro oferecerá infraestrutura para alojar grupos de pesquisadores durante os trabalhos e estadia na RPPN.

A Unidade de Conservação fica em uma área de mata nativa de aproximadamente cinco mil hectares, mantida há mais de dez anos pela Klabin, com o objetivo de preservar a  biodiversidade local e fomentar pesquisas científicas que contribuam para o estudo da RPPN, importante remanescente da Mata Atlântica, composta por Floresta de Araucárias, Campos de Altitude e nascentes dos rios Caveiras, responsável por fornecer água ao município de Lages (SC), e Canoas, que forma a maior bacia hidrográfica de Santa Catarina. Mais de 420 espécies de flora e 190 espécies da fauna já foram identificadas oficialmente no local, entre elas, muitas classificadas como endêmicas, raras e com status de conservação reconhecido entre as listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

Com o Centro de Interpretação da Natureza, especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o País, interessados em realizar pesquisas no local, poderão se hospedar em um dos principais pontos de acesso dentro da própria reserva. A instalação está localizada em uma área prioritária de conservação a 1.700 metros de altitude, equipada com alojamentos para receber até 40 visitantes simultaneamente, com disponibilidade de dormitórios, refeitório e um auditório, que também pode ser utilizado como sala de aula.

A RPPN Complexo Serra da Farofa é dividida em seis grandes blocos, localizados nos municípios catarinenses de Painel, Urupema, Rio Rufino, Urubici e Bocaina do Sul. “O Centro de Interpretação da Natureza foi arquitetado para ser sustentável desde a sua construção. Com estrutura robusta e planejada para minimizar a necessidade de recursos de climatização, além de estar integrado com a paisagem local. É um projeto muito importante, que permite o compartilhamento de todo o conhecimento adquirido nessa área, que revela informações preciosas sobre a biodiversidade regional”, explica José Totti, diretor Florestal da Klabin.

A data da inauguração do Centro de Interpretação da Natureza, no dia 21 de março, foi escolhida pela Klabin em homenagem ao Dia Internacional das Florestas. Criada em 2012 pela ONU, a celebração tem como propósito fomentar a reflexão da população sobre a conservação e o desenvolvimento sustentável das florestas, princípios que estão alinhados com os valores da companhia.

Sobre a Klabin 
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA