Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Em Mafra, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa trouxe debates importantes

Quinta, 21 de março de 2019

 

Clique para ampliar
 

Na última quarta-feira (20), aconteceu a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no Centro de Convivência do Idoso – CCI em Mafra. Na ocasião participaram representantes da 3ª idade, bem como servidores da Prefeitura Municipal que atuam nos serviços de saúde como NASF, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e CREAS, e também do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

 

Entre as autoridades que compuseram a mesa, representando o Prefeito Wellington estava Alexandre Solesinski, Secretário Municipal de Administração que destacou a importância da realização da Conferência: “É fundamental para o fortalecimento e o reconhecimento dos direitos e da melhoria de vida dos nossos idosos”.

 

Estiveram presentes também a Secretária Municipal da Assistência Social Kátia Borges Saliba; Joci Aparecida Ribas Presidente do Conselho Municipal do Idoso; Vereador Adilson Sabatke representando a Câmara Municipal de Vereadores e Araci Carpem representando a 3ª idade. O evento chamou a atenção por conter uma Intérprete de Libras. 

 

“Envelhecer é um direito, mas nem sempre o idoso vive a sua melhor idade. Estamos aqui para definir prioridades e para buscar a garantia dos direitos da pessoa idosa”- destaca a Secretária Kátia. A Conferência é um espaço de discussão das Políticas Sociais e tem o objetivo de promover debates, elencar os desafios enfrentados, decidir prioridades, elaborar propostas e propor avanços para a consolidação e ampliação das políticas públicas em prol do envelhecimento com dignidade em nosso país diante de quatro eixos:

 

1º Eixo: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.

2º Eixo: Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

3º Eixo: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

4º Eixo: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 

O consultor e palestrante Clóvis Aléssio buscou promover um amplo espaço de discussão com foco “no viver melhor, no bem estar e não apenas no viver mais”. E trouxe algumas informações importantes: “Hoje, mais de 50% das famílias brasileiras são mantidas por um idoso. O Brasil possui 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais é o 6º país do mundo com mais idosos, em sua maioria mulheres. Santa Catarina tem a maior esperança de vida ao nascer para ambos os sexos (79,7 anos) e deverá manter essa liderança até 2060, chegando aos 84,5 anos”.

 

As propostas elaboradas serão encaminhadas para debate na Conferência Estadual.

 

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA