Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Trânsito em Serra Alta terá mudanças nas próximas semanas

Terça, 19 de março de 2019

 

Clique para ampliar
 

Foram 17 meses de elaboração de projetos, aprovações e demais trâmites burocráticos para que as alterações no trânsito do bairro Serra Alta pudessem ser implantadas.

Tudo iniciou com estudos que culminaram na apresentação de um modelo de alteração no trânsito na interseção entre as ruas Otto Eduardo Lepper, Mathias Nossol e Reinaldo Mallon, apresentação esta que ocorreu durante Audiência Pública realizada no Salão Paroquial da Igreja São José no dia 3 de outubro de 2017 e que contou com a presença de 90 pessoas da comunidade.

Depois da apresentação da proposta na audiência pública e de diversas reuniões posteriores, houveram inclusive diversas alterações no modelo proposto e que foram ventiladas, porém, como dependiam da autorização da empresa concessionária da Rede Ferroviária Federal, Rumo Malha Sul S/A, acabaram demorando para serem definidas.

 

Rotatória negada

O ponto chave do projeto seria a implantação de uma rotatória no cruzamento da via férrea, que segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo do município, Luiz Claudio Schuves, seria um alargamento da passagem de nível. “Basicamente dividindo a passagem para a implantação do novo sentido das vias, mas a Rumo entendeu que não seria possível e não liberou nosso projeto para implantação da rotatória”, explicou Schuves.

De acordo, com a interpretação da empresa concessionária, a rotatória seria uma segunda passagem de nível e portanto não poderia ser implantada no local de acordo com as normas.

Conforme o secretário, esta foi a interpretação da empresa concessionária. “Nós justificamos explicando que seria a mesma passagem de nível dividida em dois sentidos, mas a interpretação deles foi diferente e não nos autorizaram a implantar o projeto”, disse Schuves.

 

Possibilidades

Duas possibilidades também foram avaliadas, uma seria o prolongamento da rua Maria Treml Roesler, nas proximidades do Supermercado Manos, e a outra seria o prolongamento da rua Amalie Preussler Roesler, nas proximidades do supermercado Germânia, porém ambas exigiriam alto custo com indenizações e também uma passagem de nível sobre a via férrea, fato este que não seria aprovado pela Rumo Malha Sul S/A.

De acordo com a correspondência enviada pela Rumo acerca da liberação da rotatória, a empresa manifestou-se citando a Norma Brasileira NBR 15680:2009 que trata dos limites de influência da passagem em nível, e determina que a passagem em nível tem que ficar fora do limite de influência de outra passagem, e para veículos deve ter distância mínima de 1500 metros uma da outra, o que já impediria o prolongamento das vias em questão, que estariam com suas passagens em nível a 250 e 400 metros distantes da atual passagem respectivamente.

 

Implantação das alterações

Com a negativa da Rumo Malha Sul S/A quanto à implantação da rotatória na passagem de nível, a equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo estará iniciando nos próximos dias as modificações com sinalização temporária e acompanhamento dos agentes de trânsito do Detru para que o novo sentido do trânsito seja testado durante os primeiros dias.

As modificações seguirão o modelo apresentado e aprovado pela comunidade na ocasião da Audiência Pública realizada em outubro de 2017.

"Seguiremos com a ideia inicial e iremos avaliar sua operacionalidade nos primeiros dias. Nosso objetivo é oferecer condições para que os usuários das vias trafeguem com segurança e agilidade, minimizando o problema de tráfego na interseção entre as ruas Otto Eduardo Lepper, Mathias Nossol e Reinaldo Mallon, no bairro Serra Alta.

 

Mudanças apresentadas

Como destaque das alterações que serão implementadas destacam-se:

 

1 - Acesso Rua José Ruckl sentido bairro

O trânsito seguirá da José Ruckl sentido Rua Reinaldo Mallon ou Rua Otto Eduardo Lepper, sendo obrigatório o retorno no trevo da Fiação São Bento para quem desejar trafegar sentido Rua Mathias Nossol.

 

2 - Acesso da Rua Reinaldo Mallon sentido Centro

O trânsito da Rua Reinaldo Mallon seguirá sentido Rua Otto Eduardo Lepper, sendo também obrigatório este retorno até chegar na interseção das vias com a Rua José Ruckl para seguir sentido Centro.

 

3 - Acesso da Rua Mathias Nossol

Nesta via, a sinalização instalada irá orientar o usuário que desejar seguir sentido Centro, através da Rua José Ruckl (com implantação de terceira faixa), ou sentido Fiação São Bento, através da Rua Otto Eduardo Lepper.

 

As alterações, ao serem implementadas, irão comportar faixas de pedestres e toda a sinalização necessária para a orientação no trânsito.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA