Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Baixa adesão à vacinação contra a febre amarela faz estado realizar Campanha de Mobilização

Segunda, 18 de março de 2019

 

Clique para ampliar
 

 

Clique para ampliar
 

 

Clique para ampliar
 

 

Clique para ampliar
 

 

Entre os dias 20 de março e 20 de abril, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina realiza a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela. Nesse período, todos os moradores do estado, a partir de 9 meses de idade, devem procurar uma unidade de saúde para realizar a vacina contra a doença.

 

No início deste ano, o Paraná começou a registrar casos de febre amarela e, no dia 7 de março, foi confirmada a primeira morte no estado vizinho. Um homem, trabalhador da zona rural de Morretes/PR, que não havia tomado a vacina, morreu pela doença.

 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Ribeiro Bittencourt, o aparecimento de casos no estado vizinho significa que o vírus, que antes estava no estado de São Paulo, está descendo e pode chegar a qualquer momento a Santa Catarina. “Isso nos preocupa, porque quase a metade dos catarinenses não estão imunizados contra a doença”, esclarece.

 

Por causa disso, em um entendimento entre os municípios catarinenses e o estado de Santa Catarina foi definida a realização da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela. A meta é vacinar 95% da população catarinense contra a febre amarela. Hoje, apenas 56% do público-alvo (pessoas com mais de 9 meses de idade) foi vacinado.

 

A diretora DIVE/SC, Maria Teresa Agostini, alerta que a doença é grave e pode matar. “A vacina é a única forma de prevenção. Lembrando que as doses estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde de todo o estado”, afirma a diretora.

 

Febre amarela

 

A febre amarela é uma doença grave que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Ela é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito, não há transmissão de pessoa a pessoa. No Brasil, os casos de febre amarela são classificados como silvestre, não há informação de febre amarela urbana. Ainda assim, como a população catarinense que vive na área urbana está exposta a bordas de mata, fragmentos de mata, como: parques, praças arborizadas, jardins botânicos e áreas periurbanas (áreas de mata próxima das cidades), o risco dos mosquitos silvestres, Haemagogus e Sabethes, transmitirem a doença é alto.

 

Os principais sintomas são: início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza. Alguns melhoram após esses sintomas iniciais. No entanto, entre 15% e 60% das pessoas que apresentam esses sintomas evoluem para a forma mais grave da doença.

 

Nos casos graves, a pessoa pode desenvolver algumas complicações como febre alta; coloração amarelada da pele e do branco dos olhos; hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal); e eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Destes que apresentam sintomas mais graves, entre 20% e 50% podem morrer.

 

A única forma de prevenir a febre a amarela é através da vacinação. Apenas uma dose é suficiente para ficar protegido durante toda a vida. “É importante reforçar também que quem já tomou uma dose está imunizado, não é preciso fazer o reforço após 10 anos”, lembra a médica infectologista da Dive/SC, Marise Mattos.  

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA