Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fitoterapia: orientações e mudas de plantas medicinais estão disponíveis a toda comunidade no CAPS I

Segunda, 18 de março de 2019

  Clique para ampliar
 

A pedido dos pacientes, partindo do interesse e da vontade de obter maiores informações como também a possibilidade de fazer o uso de plantas medicinais que auxiliam no controle da ansiedade, assim como na queixa de insônia, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Casa Azul de Mafra está disponibilizando no mês de março aos usuários e a toda comunidade 85 mudas, entre elas, duas plantas medicinais que podem ser utilizadas para ambas as queixas, que são o Capim limão (Cymbopogon citratus) e a Erva-cidreira (Melissa officinalis). Também estão sendo disponibilizadas mudas de Ora-pro-nóbis(Pereskia aculeata) e Mão de Deus (Tithonia diversifolia).

 

Além da possibilidade de obter as mudas, quem se dirigir até a instituição receberá orientações escritas sobre a indicação, modos de uso e preparo, posologia e toxicologia das plantas. Os pacientes plantaram as mudas nas oficinas realizadas pela Naturóloga do CAPS Helen Jessica Silva que destaca que “foi uma forma encontrada pelos profissionais da instituição de garantir à população o acesso seguro e o uso racional das plantas medicinais”.

 

A saber: desde 2006 as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) foram instituídas como Política Nacional no SUS (Sistema Único de Saúde), dentre elas está a fitoterapia, que é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas.

 

Segundo os idealizadores do projeto “a recuperação dos conhecimentos terapêuticos populares pode possibilitar a quebra do distanciamento entre pacientes e profissionais de saúde, já que promove a compreensão de outras dimensões de doença e de tratamento e o resgate de conhecimentos populares de cura”.

 

Em breve, a unidade estará organizando o horto medicinal do CAPS I e espera-se contar com o apoio e a doação de outras mudas de plantas medicinais pela comunidade. Fique atento às próximas notícias.

 

“Toda atitude é uma semente. Plante essa ideia!”

 

Para quem tem interesse em adquirir e doar mudas, bem como para obter mais informações, pode se dirigir até o CAPS I – Casa Azul, que fica localizado na Rua José Boiteux, 1138 - próximo ao Supermercado MIG da Vila Ivete. Ou entrar em contato pelo Telefone (47) 3642 5298 e/ou Celular (47) 98402-7456.

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4053 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA