Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Celesc recebe prêmio da Amcham Brasil

Quinta, 21 de fevereiro de 2019

 Clique para ampliar
 Corredor com sete pontos de abastecimento para veículos elétricos está entre os maiores em extensão do Brasil 

O Eletroposto Celesc é um dos vencedores do Prêmio Eco da Câmara de Comércio Americana no Brasil (Amcham), na categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços, grande tema Inovação. O projeto desenvolvido pela Celesc em parceria com a Fundação Certi está entre os 46 contemplados, de um total de 90 inscritos em todo o país. A cerimônia de premiação será nesta quinta-feira (21/02), na sede da Amcham, em São Paulo.
“Esta é a 36ª edição do prêmio e a segunda vez consecutiva que a Celesc é reconhecida por iniciativas que contribuem para o meio ambiente. No último ano, conquistamos a premiação com o Projeto Bônus Eficiente Linha Fotovoltaica, desenvolvido em parceria com a Engie Brasil, que concedeu um bônus de 60% para a instalação de sistemas de geração fotovoltaica em 1.250 residências”, afirma o gerente de Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias ao destacar o protagonismo na companhia catarinense no cenário nacional.
Desenvolvimento – Com o objetivo de estudar formas para otimizar o uso de energia, reduzir os custos de operação e os impactos dos carregamentos na rede elétrica, a Celesc, em parceria com a Fundação Certi, no âmbito do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Aneel, instalou sete eletropostos no estado, sendo três pontos de abastecimento rápido, com unidades em Florianópolis, Porto Belo e Araquari; além de quatro estações semirrápidas, localizadas em Joinville, Blumenau e nas sedes da Certi e da Celesc.
O trecho coberto por abastecimento 100% elétrico da Celesc está entre os maiores já em operação no Brasil, permitindo que um motorista percorra cerca de 300 quilômetros de estradas com abastecimento exclusivamente elétrico. O projeto integra estações de recarga de veículos, sistemas de armazenamento de energia e geração renovável, e propõe também modelos de operação comercial dos serviços de recarga, no contexto de aplicações em cidades inteligentes.  
Pé na estrada - O sucesso levou a Celesc e a Certi a darem continuidade à iniciativa com o Eletroposto Celesc 2, que irá expandir a infraestrutura de recarga, gerando novas oportunidades no estado e no país. “O projeto foi fundamental para o nascimento da eletromobilidade em Santa Catarina de forma sustentável, por abordar as necessidades da rede de distribuição, estudadas e direcionadas pela equipe da Celesc, e na definição e uso das tecnologias de recarga veicular e armazenamento de energia pela equipe da Certi”, comenta o coordenador do projeto na Certi, Daniel Makohin.
A implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte. O projeto estuda formas de otimizar o uso de energia, reduzir os custos de operação e os impactos dos carregamentos na rede elétrica, além da inserção dos eletropostos no mercado nacional.
Mais reconhecimento - Em novembro de 2018, o projeto Eletroposto Celesc foi responsável pela conquista do 20º prêmio Fritz Müller na categoria Controle da Poluição Atmosférica. Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), este é o principal prêmio ambiental do estado destinado a empresas públicas e privadas que desenvolvam projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.  
“O transporte elétrico reduz a emissão de gases poluentes, já que utiliza a chamada energia limpa. A Celesc incentiva a inserção de fontes renováveis de energia e a mobilidade elétrica, mas para torná-la uma realidade é preciso iniciar esse processo. Por isso, a Empresa vem desenvolvendo essa estrutura inicial de recarga”, explica o gerente do projeto, Marco Aurélio Gianesini.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA