Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Sindicatos tentam restringir benefícios de negociação a quem não contribui

Trabalhadores que não forem filiados não poderiam receber reajustes salarias conseguidos pelas entidades sindicais

Quinta, 17 de janeiro de 2019

 

Clique para ampliar
 Uma das alterações mais polemicas trazidas pela reforma trabalhista refere-se a não obrigatoriedade do recolhimento das contribuições sindicais por parte de patrões e empregadores. Isso tem ocasionado uma substancial queda de receita dos Sindicatos Patronais e dos Trabalhadores.

Para tentar viabilizar sua manutenção, alguns sindicatos têm feito contar em suas convenções coletivas cláusulas que só beneficiam empregados e empresas que tiverem uma filiação assinada e efetuarem o pagamento das contribuições. Ou seja, trabalhadores que não forem filiados não poderiam receber reajustes salarias conseguidos pelas entidades sindicais, por exemplo.

A advogada Ana Paula Smidt, especialista em Direito do Trabalho e Sócia do escritório Custódio Lima Advogados, salienta que o tema em questão é bastante polêmico e tem gerado debate entre os operadores do Direito. "Por ter surgido nos acordos coletivos assinados depois de novembro de 2017, ainda não existe posicionamento do Judiciário sobre a controvérsia", esclarece.

Ana Paulta ressalta que antes da alteração legislativa, a contribuição sindical, o antigo “imposto sindical”, tinha natureza obrigatória e era devida por todos os integrantes da categoria profissional, conforme os artigos 578 e 579 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), em sua antiga redação.

“A situação é bastante delicada. Os sindicatos necessitam de receita para poder continuar exercendo seu papel de defensor das classes por eles representadas, e tal medida é uma forma de viabilizar e sensibilizar empresas e trabalhadores a contribuírem com as entidades. Em contraponto, a Constituição Federal continua, em seu artigo 8º, estabelecendo que a representação sindical deve abranger toda a categoria”, pontua a especialista.

Em algumas categorias, os acordos coletivos já estão prevendo benefícios, reajustes e condições diferentes aos empregados e empresas que decidirem não contribuir com os sindicatos, inclusive no que se refere a percentuais de reajustes e adicionais de horas extras.

O tema deverá gerar bastante polêmica nos próximos meses e ainda ensejará muita controvérsia por parte de juízes, tribunais e demais atuantes no âmbito da Justiça do Trabalho, sendo que tais polêmicas possivelmente só serão solucionadas após o devido pronunciamento das Cortes Superiores, no caso o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ou até mesmo o Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre Ana Paula Smidt Lima

Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito do Trabalho pela Escola Superior de Advocacia. É sócia sênior na Custódio Lima Advogados Associados. Possui vasta experiência em Relações Trabalhistas, Sindicais e Gestão de Contencioso. No âmbito da Gestão de Contencioso, assessora as empresas na criação de planos de participação nos resultados, bonificação, stock option, estruturação de benefícios flexíveis, remuneração variável e de executivos, e estruturação de contratos de trabalho e de prestação de serviços. Presta consultoria em questões de segurança e saúde do trabalho, melhoria das relações sindicais e estratégias de prevenção ou redução de passivo trabalhista. Palestrante.

Sobre a Custódio Lima Advogados Associados

Escritório com 25 anos de tradição, que prioriza a busca de soluções jurídicas que levem em consideração as peculiaridades, a cultura, o negócio e as metas de seus clientes com resultados jurídicos sólidos e ao mesmo tempo rápidos e inovadores. Reúne uma equipe de profissionais altamente especializados, que prestam serviços jurídicos com alto padrão de qualidade e excelência, atuando nas mais diversas áreas do Direito, como Trabalhista, Empresarial, Previdenciário, Civil e Sindical.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA