Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fluxo de veículos causa alterações no cronograma das obras de saneamento

Terça, 15 de janeiro de 2019

 

  

O cronograma para as obras de implantação da rede de esgoto já estava definido para o anel central da cidade. O prazo de conclusão seria 15 de fevereiro com três frentes de trabalho abrindo as calçadas para implantação da rede e mais três frentes de trabalho substituindo o material para a pavimentação das calçadas, porém, o fluxo de veículos verificado no centro está acima do previsto, e por este motivo mudanças foram estabelecidas.

As informações foram verificadas na manhã desta terça-feira, 15, com o analista de saneamento do Samae Marco Rodrigo Redlich e com o diretor técnico do Samae Luiz Sérgio Ferreira.

"Nós prevemos um determinado fluxo de veículos pela área central considerando o período das férias escolares e férias das empresas, porém, o que nos surpreendeu é o grande movimento de veículos, e por este motivo não poderemos manter as três frentes de trabalho conforme previsto, isso causaria três pontos de estrangulamento no trânsito, e causaria muitos transtornos para os motoristas", comentou Luiz.

Com a mudança estabelecida, o anel central permanecerá somente com uma equipe abrindo as calçadas e implantando a rede e outra equipe que já iniciará os trabalhos na próxima semana substituindo o piso de petit pavê, as tradicionais pedrinhas brancas e pretas, por paver, o mesmo piso utilizado no calçadão, aliás, todo o anel central contará com esta revitalização das calçadas.

Conforme Marco Redlich, a empresa licitada para a substituição do piso das calçadas já iniciará os trabalhos, e as outras duas frentes de trabalho para implantação da rede já foram deslocadas para prosseguir com as obras em outras vias fora do anel central, como a rua Estevão Buschle, por exemplo.

Cronograma

De acordo com o estabelecido para este momento, as obras para implantação no anel central prosseguem nesta terça e quarta-feira pelo lado direito da rua Felipe Schmidt, do trecho do Edifício Castelo Branco até a esquina com a Rua Barão do Rio Branco.

Na quinta e sexta-feira o lado esquerdo da Barão do Rio Branco será aberto e prosseguirá até a Travessa José Zipperer, esquina com a Praça Getúlio Vargas.

A partir deste ponto, a implantação seguirá abrindo o corredor lateral da praça, corredor que passa pelos banheiros públicos sentido rua Jorge Lacerda.

Este ponto inclusive será importante para conectar os banheiros públicos e do prédio da Prefeitura à rede coletora.

A fase seguinte ainda será programada em futuras reuniões com a equipe para melhor andamento dos trabalhos, porém, o prazo inicial de conclusão antes previsto para 15 de fevereiro agora não será cumprido.

Trabalho cuidadoso

"O centro da cidade é um campo minado". Foi com esta frase que Marco Redlich definiu o grau de dificuldade para implantação da rede de esgoto nesta área.

Luiz Sérgio Ferreira ainda ressaltou os trechos de profundidade que ultrapassam os 3 metros e passam em frente à construções antigas e tombadas.

Conforme relatou, as escavações no centro exigem um cuidado muito maior devido aos obstáculos encontrados pelo caminho como cabeamentos diversos, rede de gás, antigas galerias pluviais do tipo forno, além das galerias maiores.

"Para se ter ideia das dificuldades encontradas, no trecho da esquina entre a rua Nereu Ramos com a Felipe Schmidt a escavação chegará a 3,40 metros de profundidade, pois a tubulação terá de passar por baixo da galeria pluvial existente ali", disse Luiz.

"A grande preocupação do Samae é realizar a obra sem causar efeitos colaterais. O trabalho tem que ser muito bem executado e com cuidados a cada metro. Escavar nas calçadas em frente aos imóveis tombados é uma tarefa que exige precisão e cuidado, pois não podemos correr o risco de danificar nenhuma estrutura", concluiu Marco.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA