Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

A POESIA NA MÚSICA

Segunda, 19 de novembro de 2018

 

Clique para ampliar
 Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 38 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://lcamorim.blogspot.com.br

POETAS DA ILHA

     
Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 38 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://lcamorim.blogspot.com.br

O Grupo Literário A ILHA acaba de lançar a sua nova antologia, depois de mais de uma dezena de coletâneas de contos, de poemas, de crônicas, publicadas ao longo dos seus trinta e oito anos de atividades literárias e culturais. Trata-se de POETAS DA ILHA, reunindo poetas que vivem na Grande Florianópolis: Marli Lúcia Lisbôa, Maura Soares, Cláudia Kalafatás, Rita Marilia e este que vos escreve.

A antologia é uma homenagem póstuma ao grande escritor JÚLIO DE QUEIROZ, falecido há pouco tempo, e ele é o sexto autor da antologia. Ou o primeiro. Nos últimos anos de vida, ele enriqueceu, com sua presença, o Grupo Literário A ILHA.

Júlio foi contista, ensaísta, poeta dos mais importantes da literatura catarinense e brasileira. Sua obra é conhecida e reverenciada. Ele escreve com tanta naturalidade, que faz parecer muito fácil escrever bem. Mas não é só o trato com a língua, a correção e a clareza de ideias de quem está acostumado a trabalhar com a palavra que chamam a atenção na obra de Júlio. A criatividade do autor, transformando o cotidiano em literatura da mais alta qualidade é de uma excelência a toda prova: ler o Júlio é o mesmo que estar conversando com ele, ouvindo ele a contar histórias, recriando a sua sensibilidade, o seu lirismo, porque ninguém sabe contar fatos e fazer poesia  como ele.  Toda a cultura, toda a sabedoria do Júlio é usada, com humildade e empatia,  para encantar e prender a gente na leitura da sua lavra. Então essa é a homenagem do Grupo Literário A ILHA ao Júlio, grande amigo e grande escritor.

A cerimônia de lançamento da antologia POETAS DA ILHA aconteceu no Encontro de Poesia dos Poetas da Trindade, no Cinema do CIC. Os poetas do Grupo Literário A ILHA participaram o sarau, declamando poemas da antologia e apresentando, com a anfitriã Vera, o livro que então vinha a público. Uma alegria para os Poetas da Ilha participar daquela integração poética que é levada a efeito todos os meses naquele espaço e da qual temos tido a honra de participar, e ainda podermos falar do nosso Grupo A ILHA e do nosso trabalho.

A sessão de autógrafos dos Poetas da Ilha, logo após o Encontro de Poesia, foi um sucesso. Os cinco autores sentaram-se à mesa para autografar os livros e, enquanto uma parte do público comprava o livro e pegava os autógrafos dos autores, outra parte ia se servindo do coquetel que foi servido para recepcionar os leitores.

Foi uma belissima festa, com um grande público prestigiando mais este evento do Grupo Literário A ILHA. Agradecemos aos leitores amigos que prestigiaram a festa da poesia em parceria com os Poetas da Trindade, que tão gentilmente nos acolheram em seu espaço.

O livro POETAS DA ILHA será lançado, ainda, em dezembro, na Feira do Livro de Florianópolis, no Stand dos Escritores.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA