Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Nelci Terezinha Seibel

nseibelterra.com.br

Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul


Veja mais colunas de Nelci Terezinha Seibel

Programação da 80- Festa das Flores - VOLTA AO MUNDO Nelci Seibel

Quarta, 31 de outubro de 2018

Profissionais da imprensa, representantes do trade turístico, orquidófilos e convidados prestigiaram o lançamento da 80a Festa das Flores de Joinville, no dia 23 de outubro, na sede da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas - AJAO. Um dos destaques foi a apresentação do projeto paisagístico do evento, assinado pelo arquiteto Silvio Parucker. Para dar vida ao tema deste ano, “O Maravilhoso Mundos das Flores – 80 Anos de História”, Parucker criou uma exposição que promete surpreender e encantar o público.

  

Clique para ampliar
 

 

James Hasselmann, presidente da AJAO, Sílvio Parucker e Raulino Esbiteskoski, secretário de Cultura e Turismo, entre rainha e princesas da Festa das Flores

 

 

“As orquídeas e flores estarão ambientadas em cenários com sons da natureza, efeitos de neblina, bambus, árvores cenográficas e outros elementos. O circuito a ser percorrido terá desníveis, subidas e descidas estrategicamente planejadas para que o visitante se surpreenda em cada ambiente. E como grande destaque da exposição, a reprodução de um dos lugares mais bonitos e preservados de Joinville: a cachoeira do Piraí, antecipa o arquiteto. A 80a Festa das Flores estará em evidência nacional com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, homenageado como patrono do evento deste ano. A solenidade de abertura será no dia 18 de novembro, com a presença de autoridades e o brilho especial de uma apresentação da Escola do Ballet Bolshoi do Brasil. A Festa das Flores de Joinville é a mais antiga e maior exposição de flores do Brasil, exibindo ao público mais de cinco mil orquídeas e outras 25 mil flores e plantas ornamentais. Feira multissetorial com comercialização de produtos, dois palcos com apresentações artísticas e culturais, concurso da Rainha e Princesas e da Flor da Melhor Idade, tardes dançantes, espaço kids, sala de jogos e atividades recreativas, praça gastronômica são entre outras, as opções de entretenimento. A Festa começa no dia 13 de novembro (terça-feira, as 14h e a entrada será gratuita. De 14 a 17, o horário é de 9h as 22h e no domingo até as 20h. O ingresso é 10,00 e 5,00, a meia-entrada. Mais informações no site: www.festadasflores.com.br.

 

 

Índios Guarani visitam Museu

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, que reúne um acervo com mais de 12 mil peças descobertas em casqueiros da região recebeu um público especialmente ligado à história da ocupação humana na região. Eram crianças, adolescentes e adultos de dez aldeias indígenas de origem Guarani, da região de Florianópolis que foram conhecer um pouco da história de seus antepassados.

  

Clique para ampliar
 

Índios Guarani, da aldeia do Morro dos Cavalos - SC

A ida a Joinville foi motivada pelo projeto de implantação do contorno rodoviário da BR-101 em Florianópolis, que vai passar perto das aldeias da região. “O que estamos vendo aqui neste museu faz parte da nossa história”, diz Teofilo Gonçalves, cacique da Aldeia Morro do Cavalo, em Palhoça. “Tudo isso é muito importante para todos nós, que descendemos dos antigos ocupantes dessas terras brasileiras. É um resgate histórico. Nossa sabedoria não pode se perder”, avaliou o cacique. Os índios Carijós da nação Tupi-guarani foram os primeiros habitantes de Santa Catarina. Os traços de sua presença são constatados através de sítios arqueológicos e sambaquis com registros de mais de 4.800 anos. 

 

Palha de milho em artesanato

A casa no estilo colonial, em frente à praça principal, abriga uma loja de artesanato singular. É lá, que, usando matérias primas como palha de milho, sementes, folhas e flores do Cerrado, a artesã e empresária Maria de Fátima Dutra Bastos – conhecida como Fatinha de Olhos D`Água – dá vida a santos, presépios, orixás, anjos, guirlandas e outras peças. Isso é atrativo em Olhos D`Água, distrito do município goiano de Alexânia, localizado entre Goiânia (GO) e Brasília (DF).

  

Clique para ampliar
 

Bonecas, santos, anjos, cestas, bolsas, etc. verdadeira arte em palha de milho

O artesanato com palha de milho é fruto de “#AquiTemSebrae”, fonte de renda para muitas famílias. Saiba mais em: https://www.facebook.com/events/467795933731522/.

 

Ministério do Turismo no FESTURIS

  

Clique para ampliar
 

Eduardo Zorzanello, diretor da Feira de Negócios do FESTURIS

 

Uma das maiores e mais consolidadas parcerias do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo é com o Ministério do Turismo do Brasil. A Feira Internacional ocorre de 8 a 11 de novembro de 2018 em Gramado/RS, e receberá mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o planeta, mais de 2 mil marcas e cerca de 65 destinos internacionais em exposição. O Mtur representa hoje a maior presença dentro da feira, através de investimento numa área de 350m2 em estande que levará a Gramado um relevante debate sobre o turismo nacional, sua relação com a cultura e possibilitará a representação de estados que não tem área própria dentro do evento. Isso faz com que o FESTURIS receba todas as regiões brasileiras para exposição, divulgação e networking. Saiba mais em: www.festurisgramado.com.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA