Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Maleta literária incentiva amor pelos livros além da sala de aula

Sábado, 27 de outubro de 2018

 

A atividade vem incentivando a socialização e ampliação de experiências entre os alunos

 

Gostar de ler e sentir prazer de folhear cada momento de uma história. Foram com esses objetivos que a professora Fabiane Belli criou o projeto “Maleta Literária” na EMEB Professor Pedro Henrique Berkembrock. A iniciativa vem sendo realizada com os alunos do 2º ano e está estimulando a leitura além dos portões da escola. Levando uma maleta recheada de livros  para casa, os estudantes ainda conseguem aproximar as famílias com a magia e benefícios da leitura.

Não é tão simples estimular as crianças e, até mesmo, os adultos a gostarem de ler. Dados mais recentes da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2016, apontam que o índice de leitura do brasileiro era apenas de 4,96 livros por ano – desses, 0,94 eram indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. As primeiras causas apontadas pelos entrevistados foram o desinteresse, a falta de estímulo, a preferência por outras atividades e ainda as dificuldades para ler.

Foi com intuito de barrar respostas como essas que o projeto foi criado. Inicialmente, a professora montou a maleta e escolheu livros variados de literatura infantil para atender as preferências dos alunos. Em seguida, um caderno com registro foi feito para organizar as viagens da maleta. Cada criança pode ficar com ela por dois dias, a família ainda pode auxiliar nas leituras e na apresentação de um livro que o pequeno leitor precisar fazer ao devolvê-la. Os alunos ainda ganharão um livro doado por madrinhas e padrinhos do projeto no término da atividade. “Todo esse processo é observado de perto, a participação e até mesmo a adaptação deles com os livros, tanto individualmente como coletivamente”, ressaltou a professora.

 

Parcerias auxiliam nas doações de livros

Com intuito de enriquecer a maleta literária, a professora buscou parceria com funcionários da unidade e membros da comunidade. “Agradeço as madrinhas e padrinhos da maleta que tão prontamente nos ajudaram e fizeram a alegria dos nossos alunos, proporcionando que eles possam entrar neste mundo maravilhoso, tão importante, o mundo da leitura”, comemorou Fabiane. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA