Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Saúde vai zerar a fila de espera de exames de mamografia

As mais de 300 pessoas que aguardam na fila realizarão exame nos próximos meses

Terça, 23 de outubro de 2018

 

Clique para ampliar
 O Outubro Rosa está próximo do fim, mas a conscientização sobre o câncer de mama não pode ficar restrito a apenas um mês. Para compor a iniciativa, a Prefeitura de Rio Negrinho vai zerar a fila de espera de mais de 300 pessoas que aguardam o exame de mamografia. Divididos entre os meses de outubro, novembro e dezembro, a ação integra um alerta à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o atendimento destes pacientes, a cidade zera a fila de espera por este tipo de procedimento.

Conforme a secretária de Saúde Maria de Fátima Mendes Afonso, a ação será feita em uma clínica fora do município, os pacientes serão contatados e os exames estarão seguindo um cronograma de agendamento. “Sabemos da importância dos exames na vida de uma pessoa e buscamos fortalecê-los no município. É uma forma de mostrarmos que não se pode esquecer de olhar para si, fazer os exames periódicos e buscar auxílio médico quando necessário”, enfatiza.

Para o prefeito Julio Ronconi, a medida é possível graças as ações desenvolvidas pela Prefeitura para reduzir os custos da máquina pública, destinando valores próprios para zerar essa fila na Saúde. “Recentemente zeramos a fila de pessoas que aguardavam por exames de catarata, e agora nosso foco é na fila de mamografia. Temos muitas áreas ainda e estamos investindo os recursos públicos da melhor forma para atender a população”, frisou o prefeito.

A mamografia é um exame radiológico das mamas realizado com uma baixa dose de radiação, que tem a função de produzir imagens que ofereçam informações sobre o interior da glândula mamária e das axilas, sendo indispensável para mulheres a partir de uma certa idade, para a prevenção de doenças. Mesmo sendo uma doença que se manifesta por diversos motivos, a amamentação, a realização de exames regularmente, a prática de exercícios e manter o peso ideal contribuem para a prevenção do câncer de mama.

 

Ações de conscientização já realizadas

A Secretaria de Saúde ainda mobilizou todas as unidades de saúde neste mês. Atendimentos que visaram garantir a assistência médica, o diagnóstico e o tratamento de qualidade na coleta do exame preventivo foram prestados para a população. Conforme o cronograma de cada unidade, o atendimento foi realizado em horários ampliados nas quartas, quintas e sábados. O mutirão teve por objetivo atingir, principalmente, as mulheres que não conseguiam se deslocar até os postos de saúde no horário normal de atendimento.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA