Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Escola Agrícola de Mafra conquista única vaga para etapa final do Projeto “Verde é Vida”



Quarta, 10 de outubro de 2018 17:21

 

Clique para ampliar
 A Escola Agrícola “Prefeito José Schultz Filho”, conquistou a única vaga disponível para a região, no projeto Verde é Vida, da Afubra e representará o município de Mafra, no próximo ano, durante a ExpoAgro em  Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A escola participou da 2ª etapa (classificatória) em Itaiópolis, na última quarta-feira, dia 3, concorrendo com outras escolas dos municípios de Rio Negro, Piên,  Itaiópolis e  Canoinhas, depois de passarem pelas fases classificatórias.

O projeto vencedor foi “Diversificação do uso de produtos agrícolas – laranja”, defendido pelas alunas Eliane Washington Oder e Kamili Gabrieli Jungles. Foi desenvolvido pelo professor de Práticas Industriais, Jones Vlademir P. Deolindo, com o apoio dos demais professores das disciplinas técnicas e de todos os alunos da escola. A direção deu ênfase à cultura da laranja, extremamente comum e presente na maioria das casas mafrenses.

 

Derivados

O projeto apresentou diversos produtos derivados da laranja, desde folhas e cascas desidratadas, utilizadas para infusões e nebulizações, até o albedo desidratado, utilizado para a produção da pectina caseira, apresentada nas formas em gel e desidratada (matéria prima para geleias e utilizada como agente saciador da fome em dietas de emagrecimento). Também foram produzidos, gomos de laranja cristalizados, casquinha desidratada cristalizada e açúcar aromatizado e estão em processo de produção o suco engarrafado pasteurizado, além do doce tipo Schmier. O resíduo gerado (mínimo) é utilizado na produção de composto orgânico.

Os trabalhos participantes foram avaliados por Leandro Kummer, técnico agrícola da Cooperalfa; Johnny Fusinato Franzon, engenheiro agrônomo da Epagri; Lenice Beatriz Adamek, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis; Adriano Cembalista, Secretário de Agricultura de Itaiópolis; Edson Szostak, técnico agrícola do banco Sicoob; e Lenita Krul, pedagoga da Prefeitura de Itaiópolis.

 

Diversificação e maior valor agregado

Feliz com o resultado, a equipe de gestão e coordenação declarou que além de propagar a diversificação cultural, a escola busca inovar, incentivar a pesquisa e as descobertas, tendo sempre como foco o aprendizado e a sua aplicação no dia a dia, o que pode gerar novas fontes de renda para as propriedades e agregar valor a produção. “A equipe está de parabéns. Esse trabalho do Verde é Vida mostra o potencial da escola e pode ser considerado como uma parte do aprendizado que os alunos vão levar para a vida”, declarou o diretor Jefferson José Bauer.

Seguindo o mesmo pensamento, o professor Jones Deolindo explicou que a escola não se preocupa apenas com a diversificação na produção agrícola, mas também a diversificação na utilização dos produtos, como no caso da laranja e citando como outro exemplo a mandioca, que se transforma e farinha e em fécula. “Queremos que esse aprendizado se aplique também na área urbana e não apenas no âmbito das propriedades rurais”, afirmou.

As alunas Eliane e Kamili disseram ter ficado muito felizes com a conquista do 1º lugar. “Foi uma honra apresentar o trabalho e uma oportunidade muito grande de descobrir coisas novas”, declararam.

 

Aprendizado para a vida

A Secretária de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado parabenizou os professores, alunos e equipe gestora da Escola Agrícola pelo projeto, pela participação e pelo empenho. “Isso contribui não somente para o aprendizado na vida escolar e também para a vida do aluno. Na escola ações e projetos como esses que fazem o diferencial e ajudam a elevar a qualidade da educação proposta e realizada pelo município”. 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

  Bolshoi de Joinville divulga lista de aprovados na seleção nacional
 
  Aplicação de provas terá quatro fusos horários diferentes
 
  Precisamos cuidar do outro que está ao nosso lado
 
  Mesários já podem obter Declaração de Participação
 
  MEC libera R$ 31,80 milhões para instituições federais em Santa Catarina
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
38087624 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2018 Jornal Evolução
by SAMUCA