Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Futuras parcerias e intercâmbio com a China são temas de encontro no município

Sexta, 21 de setembro de 2018

 

Clique para ampliar
 Esta semana mais um passo foi dado para avançar no que, até então, era apenas uma intenção, e agora pode ser um grande marco para a região que integra o Consórcio Intermunicipal Quiriri. Trata-se da ideia de futuramente implantar o programa "Cidade Irmã" com a China, programa este que irá viabilizar intercâmbios educacionais, culturais e econômicos entre a região do Consórcio e a China.

Tudo iniciou com uma conversa realizada na Amunesc no ano de 2017 em Joinville, quando o prefeito Magno Bollmann, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Adelino Denk e o então diretor de Desenvolvimento Econômico Daguimar Nogueira, estiveram reunidos com Izabel Santos, Representante Regional Sul do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil - China (CIECBC), e representante da Agência de Notícias Xinhua, da China, para uma conversa sobre modelos de parcerias e intercâmbios existentes entre Brasil e China.

A troca de informações na época despertou o interesse por amadurecer ideias que pudessem culminar em futuras parcerias.

Após aquele primeiro encontro, diversas conversas foram  realizadas envolvendo algumas instituições e o próprio Consórcio Intermunicipal Quiriri, sempre com o objetivo de conhecer mais e analisar as alternativas para potenciais parcerias.

Em um destes encontros, então com a participação da ITFETEP, falou-se sobre uma possível aproximação entre a região com a China através de uma participação chinesa no ENIT, que ocorreu nesta semana em São Bento do Sul.

Assim, com a realização do ENIT 2018 - Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, a organização então convidou Monica Fang para ministrar palestra com o tema "Oportunidades de Negócios e Parcerias Brasil x China".

O Workshop ocorreu na tarde desta quarta-feira, e na manhã desta quinta-feira um grande encontro foi realizado no gabinete do prefeito Magno Bollmann.

Contando com as presenças de Monica Fang e Izabel Santos, dos prefeitos Magno Bollmann e Julio Ronconi, secretários municipais e representantes de diversas instituições e empresas do município, Monica conversou com os presentes sobre futuras parcerias de negócios com a China, sobre a o programa "Cidade Irmã" com a China, e intercâmbio para estudos, troca de conhecimentos, futuros empreendimentos e investimentos foram alguns dos temas tratados durante o encontro.

O secretário Adelino Denk comentou que o diálogo está evoluindo e a expectativa de parcerias para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios é muito grande com a confirmação de novos encontros para definir prioridades na relação bilateral, através do Consórcio Quiriri por meio de ações regionalizadas.

O prefeito Magno Bollmann considerou muito positivo o encontro e a presença de Monica Fang. "A presença de Monica Fang demonstra que há interesses em comum de ambas as partes, e acena para um futuro promissor de relacionamento com a China. Estamos apenas no início de conversas que poderão gerar uma parceria internacional", concluiu.

O fato é que a participação de Monica no ENIT abriu a possibilidade de uma participação chinesa com expositores e empresários visitantes para a edição do ENIT próximo ano.

Além disso, como resultado da reunião desta quinta-feira, ficou registrada a possibilidade de uma missão governamental para a China já para o primeiro semestre de 2019 com o objetivo de verificar o perfil sócio-econômico de regiões que poderiam estabelecer o vínculo através do programa Cidade irmã com a nossa região.

 

Para saber mais

Monica Fang  é Presidente do Centro Intercâmbio Econômico Comercial Brasil China;  Presidente do CBC – Agribusiness cooperation; Presidente Internacional – Gescontrol Internacional; Vice-Presidente do Exterior da Câmara de Comércio do governo Beijing-China; Membro da Associação de Chineses Estrangeiros de Beijing; representante especial exterior da CCPPC da Província Jiangsu-China; Presidente do Conselho Fiscal da Associação Cultural Jiangsu do Brasil; Membro da Associação de Chineses Estrangeiros de Jiangsu; Vice-Presidente da Associação Cultural Chinesa do Brasil; Representante do governo Jiangsu no Brasil; Representante BRICS no Brasil; e representante geral da China Educational Equipament & Instrument LTD.Co.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA