Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Solenidade marca entrega do Oratório de São Valentim de Terni, revitalizado

Sexta, 21 de setembro de 2018

 

Clique para ampliar
 Fé e emoção caracterizaram a noite de quarta-feira (19), na entrega da revitalização do Oratório de São Valentim de Terni. O espaço de devoção, localizado entre as ruas Valdir José Manfrini e Francisco Hruscka, no limite entre os bairros Tifa Martins e São Luís, convergiu as atenções da comunidade, que compareceu em peso. A solenidade contou com integrantes da Diretoria de Turismo, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, da família Manfrini e lideranças católicas.
A reforma do oratório teve o envolvimento direto da família Manfrini e dois empresários como apoiadores, no fornecimento das tintas e do acrílico utilizados na obra. Os trabalhos consistiram na pintura, adaptação do espaço ao acendimento de velas, colocação de placa com as informações e a oração a São Valentim de Terni. A Prefeitura mobilizou à reforma e teve como contrapartida a aquisição da imagem nova de São Valentim de Terni e o ajardinamento no entorno.
O espaço devocional foi construído há cerca de sete décadas pelos Manfrini, família originária de Rovereto, antigo Tirol Meridional (Império Austro-húngaro), hoje Província Autônoma de Trento (Itália). Na chegada ao Brasil, inicialmente se estabeleceram  em Rodeio e, mais tarde, em Jaraguá do Sul. Luiz Manfrini sofria com ataques epiléticos e seu pai, José Manfrini, passou a invocar São Valentim de Terni. O oratório foi erguido antes mesmo de Luiz Manfrini se apresentar curado.
“Xodó da casa”
Osnir Manfrini é filho de Luiz (In memoriam), o integrante da família que sofria de epilepsia. Ele conta que o pai faleceu há cerca de quatro anos, aos 91 anos de idade. “Essa capelinha é o xodó da casa! Na época, há mais de 70 anos, nosso nono (avô) construiu a capela e desde aquele tempo se mantém a fé até hoje. Tenho certeza: o que aconteceu com o meu pai foi um milagre”,  declara. Osnir recorda que o padre Aloisio Boeing (com processo de beatificação em andamento, no Vaticano) celebrou novenas no oratório. “Nunca deixamos esse oratório abandonado, mas agora está mais vivo ainda. Sempre tivemos apoio da comunidade para manter esse local. A gente quer que o pessoal acredite, e que o oratório perdure por mais 70 anos”, salienta Osnir Manfrini, feliz com a revitalização  e com o número expressivo de devotos que se aproximam da capelina para orar.
Novos projetos
O diretor de Turismo, Marcelo Nasato, salienta que a criação do Guia de Atrativos Religiosos foi um marco e que agora iniciam os desdobramentos. “Jaraguá do Sul nunca tinha reunido templos em um único documento, facilitando a organização de roteiros em nosso município. Com a tendência do turismo religioso, pelo processo de beatificação do padre Aloísio, se atrai muita gente para cá. A intenção é que as pessoas permaneçam pelo menos mais um dia, para conhecer os outros atrativos do município”, assinala.“O oratório é uma pequena edificação, mas tem uma simbologia muito forte, está enraizado na comunidade local. Conseguimos impulsionar com o engajamento da comunidade, reativar a vontade da família em manter vivo esse espaço, para quem gosta de fazer suas orações e seus pedidos também”, pontua Marcelo.
Segundo Nasato, após o pontapé inicial com o lançamento do Guia, no dia 14, o passo seguinte será o grupo de turismo religioso se reunir para discutir novas diretrizes. “Um ponto muito importante  é que alguns locais permaneçam mais tempo abertos à visitação, não somente com hora marcada, porque turista nem sempre marca horário para aparecer”, observa. “Outra situação é referente à possibilidade de oferecerem lembranças, suvenires, pois as pessoas quando viajam sempre procuram comprar, e se tem oferta, acabam consumindo. A gente quer que o turista venha para Jaraguá do Sul e também deixe alguma coisa na cidade.”

História e devoção
O chefe de Desenvolvimento Turístico, responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti, destaca a iniciativa: “A importância está no fato de resgatarmos um ponto histórico e devocional, que durante décadas esteve presente na história de Jaraguá do Sul, sobretudo nos bairros São Luís e Tifa Martins”. “Desta parceria do poder público com a comunidade, percebemos esta maravilha: um local que voltará a ser frequentado pela comunidade. Devemos muito às várias pessoas abnegadas que, durante esses longos anos, se dedicaram pela preservação deste oratório, notadamente a família Manfrini, pois preservaram não só a história da comunidade, como da própria família”.

Santo dos epiléticos
São Valentim de Terni foi bispo em Terni, região da Umbria, Itália, durante a Roma Antiga. A ele foi atribuída a cura de um jovem epilético romano, cuja família se tornou cristã. O santo foi decapitado em 14 de fevereiro de 273, e é apontado como o intercessor dos epiléticos. 
O outro São Valentim foi martirizado no tempo do Imperador Cláudio II, em 270. Defendia o matrimônio e por isso é considerado, em muitos países, como o padroeiro dos namorados. O Dia de São Valentim (Valentine’s Day) é comemorado em 14 de fevereiro.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA