Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Projeto de ambulatório nutricional é realizado na EMEB Menino Jesus

Sábado, 15 de setembro de 2018

 

Os alunos aprenderam sobre a importância de uma alimentação nutritiva e balanceada

 

Refletir e alertar os alunos sobre hábitos alimentares e o desperdício de alimentos foram alguns dos papéis desempenhados pelo Projeto Ambulatório Nutricional. Desenvolvido com os alunos do 5º ano da EMEB Menino Jesus, ele foi construído utilizando métodos interdisciplinares que possibilitaram o diálogo com as famílias. A ação realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, que incentiva práticas saudáveis nas unidades de ensino contou ainda com a participação de nutricionistas da rede municipal de saúde.

A preocupação não só com o sobrepeso infantil, como com alternativas saudáveis para alimentação das crianças, é uma realidade no dia a dia de pais e educadores. Pensando em como oferecer uma alimentação nutritiva e balanceada, ao tempo em que ensinam bons hábitos alimentares que podem se consolidar e perdurar por toda vida, a escola tem feito deste tema algo mais presente na sala de aula. “O projeto surgiu a partir da curiosidade dos próprios alunos. Como percebemos que as dinâmicas em grupo mobilizam mais o engajamento deles, vimos uma oportunidade de fazer algo que só faria um bem para o futuro deles”, comentou a professora Sirlene Denk.

O que causa ainda mais a necessidade de mudanças de comportamento são os dados que indicam o desequilíbrio alimentar. No Brasil, cerca de 15% dos pequenos, entre 5 e 9 anos, são obesos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em contrapartida, 165 milhões de crianças estão desnutridas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para driblar essa situação, com a orientação das nutricionistas Raquel Cristina Becker e Camile Amaro Binder, os alunos prepararam uma panqueca de espinafre com banana. “Dividimos eles em equipe para que cada um pudesse trabalhar montando o alimento”, conta Raquel. “É uma experiência diferente para eles, pois conseguimos instigar que preparar e consumir uma comida saudável também pode ser divertido”. Durante o trabalho também foram feitas rodas de conversa para diagnosticar falhas na alimentação e, assim, conscientizar pais e crianças sobre os benefícios da alimentação saudável.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA