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Professora ensina grandezas e medidas através de dinâmica

Sexta, 31 de agosto de 2018

 

Na atividade, os alunos usaram instrumentos para converter as medidas de líquidos

 

Desde os anos iniciais, os estudantes começam a estabelecer relações entre grandezas e medidas que observam e manipulam. O que pode ser desconhecimento para alguns é que a matemática vai além de um sistema numérico. Foi com esse objetivo que na EMEB Padre Claudio Longen, a professora do pré-escolar Angelica Krainz Streit trabalhou as noções de altura, peso e medidas dos objetos pelos quais os alunos manifestaram interesse e curiosidade.

Trabalhando dessa forma com os alunos, a professora ensinou conceitos como o da comparação onde só será possível dizer se algo é menor ou maior que outro se fizer uma relação, ou seja, um lápis é menor se pegarmos como referência um caderno e já seria maior se fosse comparado com uma borracha. “Pode parecer simples para os adultos, mas para as crianças é algo novo. Com isso, eles entendem que é preciso ter um instrumento próprio para medir, tanto o comprimento, como a massa, a capacidade e o tempo”, ressaltou.

Na sequência, Angelica apresentou aos alunos instrumentos para que pudessem converter as medidas de líquidos. Os múltiplos do litro são o quilolitro (kl), hectolitro (hl) e decalitro (dal), todos maiores que o litro. Os submúltiplos são menores que o litro e denominados por decilitro (dl), centilitro (cl) e mililitro (ml). “Para melhor compreensão tive que dividir eles em equipe, assim eles estariam mais envolvidos com o assunto. Todos receberam uma garrafa com a mesma quantidade de água e tiveram que colocá-la em recipientes de diferentes tamanhos”, contou.

A professora ainda ressalta que essas atividades são importantes para o desenvolvimento escolar da criança, visto que já a partir do 4º ano é possível apresentar situações em que, além de medir com a régua, os alunos debatam sobre as imprecisões e o controle numérico que podem obter. “Com isso, para saber se eles compreenderam realmente, podemos oferecer um mapa de rua, onde marcando dois pontos aleatórios eles poderão propor caminhos mais curtos calculando a distância em centímetros, metros ou outra medida adequada”, finalizou Angelica.



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