Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Aldo Schneider, presidente da Assembleia Legislativa de SC, morre em Balneário Camboriú aos 57 anos

Domingo, 19 de agosto de 2018

 

O parlamentar lutava contra um câncer na coluna e estava internado. A Alesc decretou luto oficial por três dias e o Governo do Estado por sete.

 

Deputado estadual de Santa Catarina, presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Aldo Schneider (Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL)Deputado estadual de Santa Catarina, presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Aldo Schneider (Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL)

Deputado estadual de Santa Catarina, presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Aldo Schneider (Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL)

 

O deputado estadual Aldo Schneider (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), 57 anos, morreu na tarde deste domingo (19), em Balneário Camboriú.

Desde 2017, o político lutava contra um câncer na coluna e passou por uma série de tratamentos de saúde em Santa Catarina e São Paulo. Ele estava internado no Litoral Norte catarinense há 18 dias. Em maio, o deputado precisou passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Florianópolis, após fazer um procedimento cirúrgico de traqueostomia.

O velório irá ocorrer a partir das 21h na Igreja Matriz Santo Huberto em Ibirama, no Vale do Itajaí. A Polícia Militar irá fazer a honra fúnebre prevista para às 11h40. O corpo será cremado na segunda-feira (20), em Balneário Camboriú, em ato privado para a família. As polícias Rodoviária Federal e Militar devem fazer a escolta durante os deslocamentos.

Schneider deixa a esposa e dois filhos. Ele tomou posse como presidente da Alesc em fevereiro deste ano. Por conta da morte, a assembleia decretou luto oficial por três dias e não abrirá para atendimento ao público nesta segunda-feira. O Governo do Estado também decretou luto oficial por sete dias.

Aldo Schneider morreu aos 57 anos (Foto: Guto Kuerten/ Divulgação)Aldo Schneider morreu aos 57 anos (Foto: Guto Kuerten/ Divulgação)

Aldo Schneider morreu aos 57 anos (Foto: Guto Kuerten/ Divulgação)

 

Perfil

 

Aldo Schneider nasceu 23 de maio de 1961 e iniciou seus estudos em Agrolândia, no Vale do Itajaí. Formou-se em Gestão Empresarial pela Uniasselvi e ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda como analista da Receita Estadual em 1980.

 

Foi vereador em Ibirama, tendo como bandeira a emancipação do atual município de Vitor Meireles, onde foi o primeiro prefeito, cargo que voltou a ocupar por mais duas vezes.

Foi eleito deputado estadual de Santa Catarina com 36.449 votos, em 2010, e reeleito com 58.646 votos em 2014. Na última Legislatura entre 2014 e 2018 foi indicado para presidir a Alesc.

 

Pagamento de despesas de saúde

 

Desde julho deste ano está em tramitação um procedimento interno instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para verificar o uso de dinheiro público para pagar despesas de saúde dos deputados estaduais é constitucional.

A abertura do procedimento ocorreu após a divulgação de que a Alesc gastou R$ 3 milhões com o tratamento de câncer do deputado Aldo Schneider, conforme o Portal da Transparência. O reembolso foi feito com base em uma resolução do Legislativo de 1992, que tramitou nas comissões da época e foi votada em plenário.

O MPSC lamentou o falecimento do parlamentar em nota de pesar emitida nesta tarde.

 

Repercussão

 

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) decretou luto oficial por sete dias devido a morte do presidente da Alesc. “Com tristeza recebo a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider, com quem tive oportunidade de amplo convívio na condição de homem público e amigo. Ele deixa um legado de realizações e serviços prestados a Santa Catarina. Lutou até o fim, com a garra e coragem que sempre lhe foram peculiares. Meus sentimentos à família e a todos os que acompanharam sua jornada”, disse o governador por meio de nota.

“Um amigo, uma pessoa com quem eu convivi muito. Foi nosso líder do governo e agora nosso presidente da Assembleia. Discutimos projetos importantes, ele deu grandes contribuições ao estado. O Aldo tinha muita fé e força de superação, mas a vida é assim. Deus tem essa condição de planejar para cada um de nós um dia de nascer, de chegar, a um tempo de conviver, de formar amigos, de abraçar. Esse convívio que o Aldo teve com todos nós foi para melhorássemos como seres humanos. É o tempo de partir. É doloroso, mas a fé e a força mais forte que a gente tem para enfrentar momentos como esse”, disse o ex-governador Raimundo Colombo (PSD).

 

"Aldo deixa como grande legado o espírito público e a garra. Foi um guerreiro. Com coragem e força lutou pela vida até o fim. Lamentamos a perda de um líder que sempre trabalhou firme pelo desenvolvimento do Alto Vale e de toda a Santa Catarina", disse o deputado federal Mauro Mariani (MDB).

"Um dos mais importantes expoentes da política catarinense atual, deputado Aldo Schneider construiu uma carreira pautada pelos valores da boa política. A família tucana externa os mais profundos pesares aos familiares e amigos do Deputado Aldo Schneider, lembrando ainda que Santa Catarina perde hoje uma das suas mais importantes lideranças políticas", afirmou em nota o deputado estadual e presidente do PSDB-SC Marcos Vieira (PSDB).

"Triste e comovido pela perda do amigo Aldo Schneider, que tanto fez por SC. Que Deus conforte a família. Vá em paz, meu amigo.", publicou o deputado estadual Gelson Merisio (PSD), no Twitter, às 16h43.

"Nossos sentimentos a toda família do nosso presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Aldo Schneider", publicou o deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), no Twitter, às 16h35.

"Com muita tristeza, recebi a notícia que meu grande amigo, o grande amigo de Ibirama e de todo Alto Vale, deputado Aldo Schneider, não venceu a batalha contra o câncer, e faleceu no hospital onde estava internado, em Balneário Camboriú. Meus sentimentos a dona Marita, e toda a família de Aldo, como também seus amigos e companheiros de trabalho. A política catarinense perde uma de suas principais referências. Um homem íntegro, que honrou sua carreira política, deixando exemplos para posteridade. Vá com Deus e fique em paz meu grande amigo Aldo!", publicou nas redes sociais prefeito o de Ibirama, Adriano Poffo (MDB).

 

Cargo

 

Com a morte de Aldo Schneider, quem assume a presidência da Alesc é o primeiro vice-presidente, Silvio Dreveck (PP). Segundo a assessoria da Casa, o vice deverá ser eleito entre os deputados que não compõem a mesa. Ainda não há informações de quando serão convocadas as novas eleições.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA