Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina - 50 anos de história

Quarta, 15 de agosto de 2018

 Clique para ampliar
 

No dia 15 de agosto de 1968, no Joinville Tênis Club, reuniam-se os prefeitos dos municípios de Joinville, São Bento do Sul, Barra Velha, Piçarras, Campo Alegre e Guaramirim, para a primeira reunião da FIDESC - Fundação Intermunicipal para o Desenvolvimento de Santa Catarina, presidida pelo então prefeito de São Bento do Sul, Otair Becker. Cinco anos mais tarde, esta fundação seria transformada na Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – Amunesc.

A história do municipalismo e das Associações de Municípios divide-se em três períodos distintos, tendo sua gênese em 1961 indo até 1968, propagação, entre 1968 e 1978, e sua consolidação atingindo todas as microrregiões do estado em 1997. A Amunesc, que tem em sua essência o pioneirismo, se encaixa logo na primeira fase sendo uma das primeiras de Santa Catarina dentre as 21 hoje existentes. Congrega os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Região de aproximadamente 900 mil habitantes, com forte atuação industrial, portuária, moveleira e tecnológica, além do grande potencial para turismo de verão, inverno, rural e de negócios.

O municipalismo vem ganhando muita força, pois é o ponto mais próximo entre as pessoas e o poder público, é onde as maiores mazelas acontecem e onde os moradores conseguem exigir soluções.

A Amunesc, que completa 50 fundação, é um ponto de convergência dos municípios associados, onde problemas comuns a todos podem ser solucionados de maneira coletiva, como por exemplo os planos de mobilidade urbana e regional, revisão de planos diretores, planos de gerenciamento de resíduos sólidos, auditorias do valor adicionado do ICMS, auxílio em projetos de engenharia, arquitetura, geoprocessamento, paisagismo, urbanismo, regularização fundiária, orientações em assistência social, além das demandas pontuais que frequentemente são exigidas dos municípios.

 

Rubens Blaszkowski

Prefeito de Campo Alegre

Presidente da Amunesc – Gestão 2018



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA