Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Brusque investe em iluminação pública inteligente

Quarta, 15 de agosto de 2018

Município, que sedia nesta quinta-feira o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, traz caso de sucesso com o uso de tecnologias estrangeiras na gestão pública

Brusque, maior polo de pronta-entrega de confecções do Sul do Brasil, é destaque catarinense também na área digital e vem utilizando tecnologia internacional para implantar conceitos de uma cidade inteligente, em especial na iluminação pública. O projeto, chamado de 50 parcerias municipais pelo Clima, faz parte de uma colaboração entre Brusque e o distrito de Karlsruhe (Alemanha). Segundo o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, a cidade de 125 mil habitantes decidiu focar no desenvolvimento urbano sustentável, que abrange temas como educação ambiental, energias renováveis e eficiência energética. “Em novembro de 2016 teve a entrega do plano de ação. Antes já começamos a execução de alguns planos, como a cidade sustentável”, explica Olinger.

A iluminação pública inteligente foi uma das primeiras ações do projeto, com a instalação de 65 lâmpadas LED no centro da cidade. Olinger conta que cada luminária possui sensores que mandam informações/dados para a central. “Temos todo um controle tecnológico via aplicativo. Podemos verificar o horário de ligar, como também verificar quais lâmpadas precisam de manutenção”, afirma. Em 2017 também foram implantadas três estações inteligentes, agregando internet gratuita, lâmpadas LED e tomadas para carregamento de veículos elétricos, assim como a instalação de duas câmeras de monitoramento infravermelho, que conseguem identificar a quantidade de veículos e o tipo de transporte.

Energia Solar - Com o intercâmbio de alunos entre Brusque e Alemanha, os alemães desenvolveram um estudo do potencial enérgico para os telhados do município. Através de um sistema é possível identificar as residências com coberturas mais indicadas para a instalação de placas solares.

Conectividade - Segundo o diretor de TI de Brusque, Franklin Nogueira, a cidade também conta com projeto de infovia para instalação de 200km de fibra óptica, do qual irá interligar as secretarias, aprimorar sistemas de videomonitoramento e possibilitar a implantação da telefonia VOIP. “É preciso utilizar os recursos e a tecnologia em favor do poder público”, afirma o diretor.

Fórum – Brusque também passa a fomentar o desenvolvimento regional pelo viés tecnológico. Nesta quinta-feira (16), o município sedia o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD), no auditório Unifebe. Inovações e o uso da tecnologia no aprimoramento de políticas públicas serão tratados no evento que irá reunir prefeitos, gestores, vereadores e empresários. O encontro é gratuito para servidores públicos e as inscrições podem ser feitas através do http://forum.redecidadedigital.com.br. O Fórum tem o patrocínio ouro da 1Doc, Inovadora Sistemas e Armazém Datacenter; prata da IPM Sistemas e Web Master Brasil; e bronze da Toccato Tecnologia e Grupo Setup, além do apoio da AMMVI, Hotel Innovare e Hotel Gracher.

Serviço:

II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí

16 de agosto, em Brusque

Local: Auditório UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque - Bloco C

Rua Dorval Luz, 123 - Bairro Santa Terezinha

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA