Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Rio Negrinho - Prefeitura promove tarde cultural na Praça do Avião

Quinta, 19 de julho de 2018

  Clique para ampliar
 

A tarde desta terça-feira, (17), começou de um jeito diferente na Praça do Avião Oldegar Olsen Sapucaia. Famílias, crianças, jovens e adultos reuniram-se por um objetivo: o amor pela leitura. Organizada pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura, a Tarde Cultural promoveu contação de histórias, premiação aos leitores assíduos do ano, visitação ao Museu Carlos Lampe e apresentação da peça teatral “Amor por Anexins” pelo grupo Cirquinho do Revirado. A iniciativa faz parte de um projeto piloto para eventos como este na cidade nos próximos meses.

Foi na Biblioteca Pública Dr. Helládio Olsen, na sessão voltada a leitura infantil, que as crianças conheceram as aventuras de princesas, heróis e animais. Foi com o livro “Menina bonita do laço de fita”, da autora Ana Maria Machado, que a professora Vanisse Tureck de Oliveira conquistou a atenção das crianças. No final da história, as mãos erguidas pediam respostas a professora. “Foi muito bonito ver esses pequenos tão apaixonados pela leitura”, comemorou Vanisse. A contação iniciou às 14 horas, e, de início o público ainda estava tímido. Mas foi só a professora chegar com o violão e abrir a mala com livros e fantoches que as crianças começaram a se aproximar.

Outra ação do evento foi a premiação aos leitores assíduos do ano de 2017. A colocação contou com as categorias infantil, juvenil e adulto somando ao todo cerca de 596 livros lidos. Para Aldo Schier, em segundo lugar na categoria adulto, a leitura é algo primordial no dia a dia. “Gosto de ler desde menino e sempre incentivo quando encontro alguma criança na biblioteca”, contou. “Li cerca de 72 livros no ano passado e o gosto é variado. Aventuras, poemas, romances e clássicos. O importante é ler, o saber não ocupa espaço”, ressaltou. Na categoria infantil foram premiados: Ricardo Luckow Junior, (84), Richard Evaldo Schroeder, (58) e Gabriele Pscheidt, (56). Já na categoria juvenil, Fabiane Bordignon, (70), foi a primeira colocada, seguida de Gislaine Thaís Rodrigues, (61) e Eduarda Grossl, (52).

A importância da leitura também foi ressaltada pela primeira colocada da categoria adulto Walli Schroeder, (74). “Os livros ajudam o cidadão a se colocar no lugar dos outros, a conhecer os sentimentos e os pontos de vista de outras pessoas”, lembra. Walli, além de uma leitora assídua, participa também dos recitais promovidos pela fundação. “Falam tanto sobre a importância de ler na infância, mas me parece que isso vai se perdendo ao longo da idade. Sendo que também é importante quando somos mais velhos. Estou levando mais um livro. Está vendo?”, destaca a leitora. O terceiro lugar da categoria ficou com Marli Terezinha Fuerst, (71). Paralelo as ações na biblioteca ocorreu também visitações ao Museu Carlos Lampe das 13h30 até às 15 horas.

  Clique para ampliar
 

Peça teatral “Amor por Anexins”

“Vocês sabem o que são os anexins?”, perguntaram os atores da peça. Foi assim que iniciou, às 15h30, a apresentação da peça “Amor por Anexins” do Grupo Cirquinho do Revirado. O projeto já conquistou cerca de 14 prêmios e, atualmente, é mantido através do Governo de Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, (FUNCULTURAL) e Edital Elisabete Anderle/2017. A comédia teatral escrita por Arthur Azevedo conta a história do personagem Isaías, um idoso, apaixonado pela viúva Inês. A narrativa de conquista de Isaías é completa de anexins, ou seja, os ditados populares. Outro diferencial da peça que chamou a atenção de quem passava próximo a praça foi a apresentação dos personagens sustentados por pernas de pau.

Segundo Adilson Figueiredo de Andrade, diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura, o evento teve maior sucesso ainda com a peça. “Nos dedicamos e o resultado está aí, tantas crianças, adultos e famílias assistindo. Isso só mostrou como era possível fazer um evento como este, agradecemos a todos que participaram”. frisou.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA