Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Jaraguá do Sul - Reunião discute propostas de cervejeiros para fundamentar projeto de lei

Quarta, 18 de julho de 2018

 Clique para ampliar
 Os questionamentos enviados pelos cervejeiros artesanais à equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Jaraguá do Sul – responsável pela elaboração do projeto de lei para regulamentar a atividade no município - foram discutidos nesta terça-feira (17), na segunda reunião promovida com os empreendedores do setor. Foram enviadas 19 contribuições por e-mail, que ontem foram esclarecidas tendo como base as legislações estadual e federal vigentes. A primeira mesa-redonda promovida pelo poder público municipal com os produtores de cerveja da cidade ocorreu no dia 27 de junho.

 


As discussões objetivam estabelecer critérios para distinguir as categorias de microcervejarias, brewpubs e nanocervejarias, com enquadramento pelo volume de produção e armazenamento. Uma das metas é criar uma certificação de origem e qualidade, identificando que a cerveja foi produzida em Jaraguá do Sul, mediante decreto municipal a ser elaborado. Com o selo, a intenção é criar uma identidade municipal para a cervejarias de Jaraguá do Sul. A atividade cervejeira é apontada como importante fator para impulsionar o turismo e a economia local.

 
O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Udo Wagner. Entre os participantes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Jaraguá do Sul, Domingos Zancanaro; o diretor de Desenvolvimento Econômico, Neivor Bussolaro; o chefe de Trabalho e Renda, Ricardo Amadio; e representantes da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), do Patrimônio Histórico, e da secretaria de Urbanismo. O idealizador da proposta de transformar Jaraguá do Sul em polo cervejeiro, vereador Eugênio Jusraszek, também compareceu.

 
Produção coletiva da lei

 

 
O vice-prefeito Udo Wagner reitera que a administração municipal se empenha em impulsionar a produção cervejeira local. “Precisamos respeitar a legislação estadual e federal, mas estamos abertos, queremos ser facilitadores. Essa dinâmica, de levantar questões, é muito saudável. Vamos chamar os órgãos para fazer a melhor legislação possível. Será uma produção coletiva dessa legislação”, defende Udo Wagner.

 
“A participação dos produtores de cerveja na elaboração da minuta de lei foi muito importante, porque através do conhecimento de suas reais necessidades pudemos realmente elaborar uma legislação que atenda os anseios do setor”, pontua o chefe de Emprego e Renda, Ricardo Amadio.

 
A data do próximo encontro, que envolverá todos os envolvidos no processo de fundamentação do projeto de lei, ainda está em aberto.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA