Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Jaraguá do Sul - Grupo se reúne para tratar da criação de abelhas sem ferrão

Segunda, 16 de julho de 2018

 Clique para ampliar
Representantes da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento e do Gabinete do vereador Eugênio Juraszek se reuniram nesta quinta-feira (12), para tratar da implantação de uma proposta do parlamentar de incentivar a criação de abelhas sem ferrão (meliponinis) no município.

O vereador que defendeu a iniciativa por meio de Indicação no Legislativo, explica que a intenção é  criar maneiras de o Município incentivar os produtores rurais a criarem abelhas de espécies nativas brasileiras que não possuem ferrão, como é o caso da jataí, que é uma das mais conhecidas na região. Juraszek acrescenta que estas abelhas são responsáveis por grande parte da polinização de flores e plantas e a proposta visa ainda a preservação destas espécies pela conscientização dos jaraguaenses sobre a importância das mesmas.

O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Normando Zitta Júnior, explica que foi criado um grupo de trabalho que, na próxima segunda-feira (16), fará uma visita técnica ao Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen, onde deverá ser implementado um projeto piloto, com algumas caixas para abrigar as colmeias. Ainda este mês, o grupo deve visitar projetos semelhantes em Itapoá e Curitiba, onde a criação de abelhas sem ferrão está sendo incentivada.

“Em agosto, ainda, pretendemos fazer uma reunião técnica e o lançamento oficial do programa”, informa.Para o presidente da Fujama, além da preservação das espécies, a iniciativa será importante para a educação ambiental, a polinização e se tornar uma fonte de renda aos produtores. “Futuramente, pretendemos inserir este mel na merenda escolar”, completa.No Brasil existem aproximadamente 300 espécies de abelhas nativas. No entanto, predomina a criação da espécie africanizada pela produção mais elevada de mel.

Em Jaraguá do Sul, a produção de mel se concentra em menos de dez propriedades, nas regiões do Garibaldi, Rio da Luz, Santa Luzia e Ribeirão Grande do Norte.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA