Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Faltam poucos dias para se vacinar contra a gripe

Sexta, 25 de maio de 2018

 Clique para ampliar
 A campanha de vacinação contra a gripe em São Bento do Sul imunizou, até o momento, 9.518 pessoas dos grupos prioritários. Como a meta fixada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 90% da população do município, 3.200 pessoas ainda não tomaram a vacina. Destas, 2.100 são crianças.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas 456 gestantes, 105 puérperas, 655 professores, 737 trabalhadores da saúde e 5.249 idosos. “O número mais alarmante está na vacinação das crianças, onde, das 4.816 que devem receber a imunização, apenas 2.315 foram vacinadas”, conta a enfermeira Cristiane Jantsch Sestrem.

Devido ao número abaixo do esperado, a secretaria solicita aos pais e responsáveis para ficarem atentos à imunização dos pequenos. “Solicitamos aos pais que levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima para realizar o procedimento”, disse Cristiane.

Reta final – A campanha de vacinação contra a gripe vai só até 1º de junho, mas, devido ao feriado de Corpus Christi (31 de maio) e o ponto facultativo nas repartições públicas no dia 1º de junho, as Unidades de Saúde do município estarão abertas somente até quarta-feira, dia 30.

Para auxiliar às pessoas que trabalham e não podem se deslocar ao Posto de Saúde durante a semana para receber a vacina, a Secretaria de Saúde estará com a sala de vacinas da Unidade de Saúde Central aberta neste sábado, dia 26, das 8 às 12 horas.

Alerta – Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 15 de maio deste ano foram confirmados cinco óbitos por Influenza dentro do grupo prioritário e 1 caso está em análise. Os pacientes eram residentes das cidades de Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul e São José.

Quem pode ser vacinado - Crianças de seis meses a menores de cinco anos; Gestantes (em qualquer idade gestacional); Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); Trabalhadores de Saúde; Professores do ensino infantil, fundamental e médio de escolas públicas e privadas e do ensino superior público e privado); Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e Idosos com 60 anos ou mais.

Sobre a doença – A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza e sua transmissão se dá através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. A transmissão pode acontecer também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz.

Os sintomas mais comuns da gripe são febre, dores no corpo e mal-estar. Quem for acometido por algum destes sintomas, deve procurar um médico.

Prevenção - A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA