Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Morre o jornalista Alberto Dines aos 86 anos em São Paulo


Ele fundou o Observatório da Imprensa. Um dos jornalistas mais importantes do país, reformulou o "Jornal do Brasil".


Por G1 SP

22/05/2018 09h42  Atualizado há 30 minutos

Morre, aos 86 anos, o jornalista Alberto Dines

Morre, aos 86 anos, o jornalista Alberto Dines

O fundador do Observatório da Imprensa, o jornalista Alberto Dines,morreu aos 86 anos às 7h15 terça-feira (22), em São Paulo. Criado na década de 1990, o Observatório é uma iniciativa que analisa a atuação da imprensa.

 

 

Dines morreu no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul da capital paulista, segundo nota do Observatório da Imprensa. Por decisão da família, o hospital não pode informar as causas da morte. Dines deixa mulher e quatro filhos.

"É com profunda tristeza que a equipe do Observatório da Imprensa comunica o falecimento de seu fundador, Alberto Dines (1932-2018), na manhã de hoje no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Estamos preparando uma edição especial sobre o legado do Mestre Dines a ser publicada em breve", diz nota.

Alberto Dines em dezembro de 2012 (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)Alberto Dines em dezembro de 2012 (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)

Alberto Dines em dezembro de 2012 (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)

 

Vida e carreira

 

Alberto Dines nasceu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1932. Iniciou sua carreira no jornalismo em 1952 na revista "A Cena Muda" e, no ano seguinte, mudou-se para a revista "Visão" para cobrir assuntos ligados à vida artística, como teatro e cinema. Logo depois, passou a fazer reportagens sobre política.

Em 1957, ele trabalhou para a revista "Manchete", até se demitir da empresa. Em 1959, assumiu a direção do segundo caderno do jornal "Última Hora", de Samuel Wainer. Já em 1960, colaborou para o jornal "Tribuna da Imprensa".

 

Em 1960, convidado por João Calmon, dirigiu o jornal "Diário da Noite", dos "Diários Associados", de Assis Chateaubriand. Já em 1962 tornou-se editor-chefe do "Jornal do Brasil", no qual ficou por 12 anos. No jornal, ele coordenou uma grande reforma gráfica e criou novas seções.

Segundo Manuel do Nascimento Brito, diretor do "Jornal do Brasil", com "a entrada de Dines, a reformulação do jornal foi afinal consolidada, pois ele sistematizou as modificações que levaram o JB a ocupar outra posição na imprensa brasileira".

Desde 1963, Dines também era professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ele criou as disciplinas de Jornalismo Comparado e de Teoria da Imprensa.

Na promulgação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968, durante a ditadura militar, coordenou a edição da primeira página que usou termos da previsão do tempo para narrar o momento político – “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos...” – como parte de uma estratégia para denunciar a censura imposta à redação a partir de então.

O Núcleo de Memória da PUC-RJ diz que, naquele ano, militares haviam ocupado as redações para fazer uma censura prévia. No JB revisaram as provas do jornal de Dines, mas a edição impressa era diferente da que havia sido aprovada – classificados estavam na primeira página e havia outras mudanças, para indicar ao leitor que algo estava errado. O jornal chegou a ser proibido de circular, mas voltou após assumir um compromisso de autocensura.

Capa do 'Jornal do Brasil' de 14 de dezembro de 1968 manchetou o momento em que o governo baixou o AI5 (Foto: Jornal do Brasil/CPDoc JB)Capa do 'Jornal do Brasil' de 14 de dezembro de 1968 manchetou o momento em que o governo baixou o AI5 (Foto: Jornal do Brasil/CPDoc JB)

Capa do 'Jornal do Brasil' de 14 de dezembro de 1968 manchetou o momento em que o governo baixou o AI5 (Foto: Jornal do Brasil/CPDoc JB)

Em uma formatura de alunos da PUC, em 1968, Dines fez um discurso criticando a censura. Dois dias depois, ele foi chamado a depor na Polícia Federal e acabou preso por alguns dias.

Dines relembrou o caso mais tarde: "Era um protesto juvenil e veemente contra a censura, pela liberdade de expressão e pela democracia, porque uma coisa não existe sem a outra. E aí veio o ato, na sexta-feira antes da formatura. Eu teria que mudar o discurso, porque os censores entraram no jornal e ficaram na minha sala, vigiando."

 

"Eu sabia que haveria consequências, mas não imaginava que fosse ser preso. Temos que arriscar. São desafios que a vida profissional oferece e temos que saber aceitá-los, porque senão ficamos à margem da vida."

 

Outro episódio que marcou sua passagem pelo JB foi a cobertura do golpe que depôs o presidente chileno Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973. A censura havia proibido a publicação de manchetes sobre o assunto, então Dines coordenou a edição de uma primeira página sem títulos, mas com um longo texto contando o que aconteceu no Chile. O jornalista foi demitido do JB naquele ano.

Morte de Salvador Allende foi noticiada na capa do 'Jornal do Brasil' sem título, após determinação do governo militar (Foto: Jornal do Brasil/CPDoc JB)Morte de Salvador Allende foi noticiada na capa do 'Jornal do Brasil' sem título, após determinação do governo militar (Foto: Jornal do Brasil/CPDoc JB)

Morte de Salvador Allende foi noticiada na capa do 'Jornal do Brasil' sem título, após determinação do governo militar (Foto: Jornal do Brasil/CPDoc JB)

Ele também tem passagem pela "Folha de S.Paulo" e a Editora Abril.

Em 1994, fundou o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), junto com os professores Carlos Vogt e José Marques de Melo. O objetivo era criar um centro de pesquisa e acompanhamento crítico da mídia. A partir de 1999, o Labjor passou a oferecer um curso de pós-graduação de Jornalismo Científico.

Entre os principais livros publicados por Alberto Dines estão "Morte no Paraíso - A tragédia de Stefan Zweig", "Diários Completos do Capitao Dreyfus", "Por que não eu?", "O papel do jornal e a profissão de jornalista" e "A imprensa em questão".

 

Observatório da Imprensa

 

O Observatório é uma entidade civil, não-governamental, não-corporativa e não-partidária que acompanha o desempenho da mídia brasileira. Funciona como um fórum que permite debates diversos sobre coberturas jornalísticas.

Como site, nasceu em 1996, por iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e projeto original do Labjor, da Unicamp.

Em maio de 1998, o Observatório da Imprensa ganhou uma versão televisiva, produzida pela TVE do Rio de Janeiro e TV Cultura de São Paulo, e transmitida semanalmente pela Rede Pública de Televisão.

Alberto Dines em dezembro de 2012 (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)Alberto Dines em dezembro de 2012 (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)

Alberto Dines em dezembro de 2012 (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)

 

Frases

 

Ao longo da vida, Dines foi um grande crítico da imprensa. Veja algumas das suas falas marcantes:

 

"A imprensa não tem tempo de refletir. Os furos se sucedem de minuto a minuto, os ídolos caem de podres antes de subir, não se confia em ninguém e nada sobra do que ontem era status. Surreal."

 

 

"Todo jornalismo é investigativo, ou não é jornalismo. Donde se conclui que o que lemos, ouvimos e vemos todos os dias na imprensa não é jornalismo. Jornalismo hifenado, interpretativo, opinativo ou meta-qualquer-coisa, ou é um hífen ou uma cláusula limitativa."

 

 

"Se nossos jornalistas e opinionistas tivessem competência e discernimento para utilizar ferramentas de busca da internet nosso jornalismo talvez fosse menos precário e mais denso."

 

Alberto Dines era crítico de regimes autoritários (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)Alberto Dines era crítico de regimes autoritários (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)

Alberto Dines era crítico de regimes autoritários (Foto: Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC)

 

Repercussão

 

No Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a morte de Dines. "O jornalismo brasileiro perde um dos pilares da ética e do profissionalismo. Alberto Dines passou pelos mais importantes veículos do país e criou uma geração de jornalistas comprometidos com a correção da informação. Meus cumprimentos à família."

Amigo de Dines, o jornalista Juca Kfouri lamentou a morte e disse que Dines "vinha sofrendo muito já faz tempo e sua morte interrompe dias que não lhe faziam justiça. É curioso. O descanso dele, pelo qual torci, não consola agora".

O colunista do Globo, Bernardo Mello Franco, disse que Dines "driblou a censura e produziu a primeira página mais brilhante do "Jornal do Brasil".

Alberto Dines em fevereiro de 2011 (Foto: Renato Velasco/TV Brasil/EBC)Alberto Dines em fevereiro de 2011 (Foto: Renato Velasco/TV Brasil/EBC)

Alberto Dines em fevereiro de 2011 (Foto: Renato Velasco/TV Brasil/EBC)



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA