Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

“Looping: Bahia Overdub” traz festa, dança e política para SC



Foto: Patricia Almeida

O espetáculo “Looping: Bahia Overdub” dos artistas Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA) do Palco Giratório Sesc em Santa Catarina percorre as cidades de Joinville (25/05), Jaraguá do Sul (28/05), Itajaí (30/05), Laguna (01/06), Lages (03/06), Concórdia (05/06) e Chapecó (07/06). Além disso, a cidade de Joinville promove a oficina “Oficina Práticas Colaborativas em Mediação Cultural, ministrante Rita Aquino” voltada para elaboração, desenvolvimento e sustentabilidade de ações artístico-educativas de mediação no campo cultural, com foco nas relações entre artistas, professores, gestores e espectadores. A ministrante Rita Aquino possui trabalho reconhecido na área de mediação cultural e traz novas perspectivas para a cultura nas áreas de arte-educação e gestão. Mais informações sobre este circuito podem ser obtidas, no site www.sesc-sc.com.br 
 
Looping: Bahia Overdub é festa, dança e política. As festas de largo de Salvador e suas contradições são a paisagem predominante de “Looping: Bahia Overdub”, espetáculo que emerge do encontro entre pensamento sonoro e pensamento coreográfico. Looping constitui um estudo do tempo: repetição e acumulação. Movimentos de tensão e distensão da cultura, através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços. Assim como nas ruas, o que está em jogo são arranjos coletivos através de uma participação estético-política.
 
Sobre o projeto nacional Palco Giratório do Sesc:
 
O Palco Giratório 2018, maior circuito de artes cênicas do Brasil, traz a todas as regiões do Estado espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. São esperadas 10 mil pessoas em 92 dias de programação. De abril a novembro, Santa Catarina recebe 80 apresentações, 7 Pensamentos Giratórios e 2 intercâmbios com artistas locais, além de 68 horas de oficina. O projeto envolve mais de 130 artistas de todas as regiões do país, que apresentarão a pluralidade das artes cênicas brasileiras em 10 circuitos pelo interior de Santa Catarina. Em agosto, todos se encontram no Festival Palco Giratório, em Florianópolis, que esse ano comemora seus 15 anos no Estado.
 
Este ano a 21º edição do Palco Giratório destaca a linguagem circense, prestando homenagem ao Palhaço Biribinha (AL), interpretado pelo ator Teofánes Antônio Leite da Silveira, Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana. Ele comemora 60 anos de carreira com um histórico de engajamento e resistência para com as artes circenses no Brasil.
 
O Palco Giratório tem como objetivo a difusão das artes cênicas, e também contribuir para a formação de plateias, a partir da circulação de espetáculos de gêneros variados. O projeto também abrange atividades formativas e que proporcionam o intercâmbio entre os próprios artistas de diversos estados, assim como, com o seu público. Confira mais informações deste projeto nacional em: www.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio  
 
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo “Looping: Bahia Overdub” com os artistas Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA)
Apresentações gratuitas:
25/05: Joinville / Local: Teatro do Sesc – Rua Itaiópolis, 470 América Joinville / Hora: 20h
28/05: Jaraguá do Sul / Local: Teatro do Sesc – Rua Jorge Czerniewicz, 633 / Hora: 20h
30/05: Itajaí / Local: Teatro do Sesc – Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro / Hora: 20h
01/06: Laguna / Local: Cine Teatro Mussi – Av. Colombo Machado Salles, S/N – Centro / Hora: 20h
03/06: Lages / Local: Centro Cultural Vidal Ramos (Sala de Cinema) – Rua Vidal Ramos Junior, 152 – Centro / Hora: 19h
05/06: Concórdia / Local: Teatro Maria Luiza de Matos Concórdia Rua Abramo Eberle, 322 / Hora: 19h30
07/06: Chapecó / Local: Unidade Sesc em Chapecó (entrada lateral esquerda) – Rua Brasília, 475-D – J. Itália / Hora: 19h30
Entrada Gratuita – Os ingressos gratuitos podem ser retirados no local da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo.
 
Oficina “Looping e overdub: pensamento sonoro e pensamento coreográfico” com Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA)
26 e 27/05: Joinville / Local: Rua Itaiópolis, 470 América   
Nº de participantes: até 20
Carga horária: 8h
Horário: 14h às 18h
Valor: R$ 15,00 (estudantes e trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços, Turismo e seus dependentes) e R$ 30,00 (público em geral).
Inscrições na Área de Relacionamento com Clientes do Sesc.
Público-Alvo: artistas, gestores, pesquisadores, professores e estudantes interessados em arte e cultura.
Sinopse: Oficina teórico-prática para elaboração, desenvolvimento e sustentabilidade de ações artístico-educativas de mediação no campo cultural, com foco nas relações entre artistas, gestores e espectadores. Ministrante: Rita Aquino

Sobre a ministrante Rita Aquino: Artista e educadora em dança, pesquisa práticas colaborativas em contextos artísticos e educativos. Professora da Escola de Dança e Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Artes Cênicas, Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. Vice-coordenadora do projeto Arte no Currículo: convênio entre a UFBA e a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (2015-2016). Coordenadora Pedagógica do Mediação Cultural (2014) e Mediação FIAC (2013), ambos programas de formação em artes cênicas. Co-organizadora do Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas (2014, 2015, 2016). Coordenadora das Atividades Formativas do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia desde 2011, participou de sua curadoria em 2016. Filiada à Associação Nacional de Pesquisadores em Dança e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Dentre seus trabalhos artísticos destacam-se “Looping: Bahia Overdub”, Feitocal e a intervenção urbana pingos & pigmentos.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA