Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Diretoria de Turismo investe em projetos para impulsionar o setor no Vale



Terça, 15 de maio de 2018 00:00

 Clique para ampliar
 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, por meio da Diretoria de Turismo de Jaraguá do Sul,, aposta em novas iniciativas e investe na expansão de projetos consolidados para impulsionar o setor no Vale. O carro-chefe das ações em andamento é o Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu, que soma 250 quilômetros, percorre cinco municípios e está em fase de validação. O Circuito cortará os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder, passando por Pomerode, desenvolvido para ser executado em cinco dias. Encabeçam o projeto a Diretoria de Turismo, que integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, e o Vale dos Encantos Convention Bureau.


O projeto recebeu investimento de aproximadamente R$ 30 mil do município de Jaraguá do Sul, incluindo levantamento técnico, elaboração e impressão do guia de cicloturismo, placas de sinalização e 12 paraciclos, que serão instalados ao lado do estacionamento da Scar (Sociedade Cultura Artística), ponto de partida e chegada do circuito. 


O levantamento do trajeto foi iniciado em dezembro de 2017 pela Control Metric, de São Bento do Sul, que tem expertise em mapeamento de circuitos esportivos. O diretor de Turismo,  Marcelo Nasato, acredita que o circuito deve gerar incremento na economia da região. “Já temos o trajeto finalizado, onde e quantas placas serão necessárias. Já temos também os atrativos levantados e agora vamos sintetizar os principais que irão para o Guia”, lembra Nasato.


Rio da Luz


Outra iniciativa da administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é a formação do Grupo Gestor do Rio da Luz, bairro tombado em 2007 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A partir do tombamento, novas oportunidades relacionadas ao agroturismo passou a se abrir aos produtores do bairro. Viagem técnica coordenada pela Diretoria de Turismo, feita com representantes do bairro rumo à Santa Rosa de Lima (SC) e Bento Gonçalves (RS), bem como encontros periódicos com integrantes da comunidade, norteiam para soluções viáveis ao empreendedorismo rural e sustentável.Em relação ao cumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Federal, a administração empreende projetos de acessibilidade, ciclovia, de valorização cultural, patrimonial e também a melhoria do cemitério. São ações que atendem as demandas e que visam a valorização da região, dentro do contexto de desenvolvimento turístico do Rio da Luz.

Turismo Religioso


As manifestações da fé cristã são evidenciadas na comunidade e impulsionam o turismo religioso, uma das prioridades elencadas no planejamento de ações da Diretoria de Turismo. Surgiu assim o grupo de turismo religioso, coordenado pela Diretoria de Turismo de Jaraguá do Sul, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. Entre as medidas do grupo - que reúne padres, pastores e demais representantes das igrejas católica e luterana - está o Guia de Atrativos Religiosos, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre. Foram 30 templos elencados para compor a publicação, que atende critérios de relevância histórica, arquitetônica e de manifestações religiosas.


Informações pontuais, como os nomes dos responsáveis pelas igrejas, localização dos templos, celebrações litúrgicas, festividades e curiosidades sobre as edificações compõem o impresso. O processo de beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing, em andamento, justifica que sua fotografia e trajetória serão destacadas, bem como, na capa do Guia de Atrativos constará a Chiesetta Alpina, como um atrativo turístico religioso contemplado em praticamento todos os pontos do município.


Carros antigos


A 4ª edição do Encontro de Carros Antigos e do Encontro de Bicicletas Antigas, no feriado do dia 21 de abril, no Parque Municipal de Eventos, é mais um exemplo bem sucedido de fomento turístico. Iniciativa do Clube Autos e Clássicos do Vale, Jaraguá Fahrrad Gruppe e Frühstruck Foodtruck (Pinguim Eventos), superou as expectativas e é apontado como o maior da região nesse segmento. Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Turismo, o evento atraiu em torno de 6 mil pessoas ao longo do dia e expositores de 44 cidades, de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.  


Caminhadas e pedaladas


No domingo do dia 6 de maio, mais dois eventos de turismo de aventura agitaram os adeptos de cicloturismo e caminhada em Jaraguá do Sul. Com público crescente e aprovação de todos os envolvidos, surpreendeu os organizadores. As etapas mensais do projeto Caminhos do Vale é uma realização da Prefeitura, enquanto que o Circuito de Cicloturismo recebe o apoio logístico da administração municipal. O calendário e as inscrições para as pedaladas podem ser acessadas no www.pedalajaragua.com.br. Já os adeptos de caminhadas devem se inscrever e obter mais detalhes no  jaraguadosul.caminhadas.info


Cadastramento gastronômico


Visando atualizar informações sobre as opções do setor de alimentação para a comunidade, mas principalmente aos visitantes, a Diretoria de Turismo está oportunizando o cadastramento gastronômico, em andamento. Além de possibilitar a divulgação gratuita dos serviços disponibilizados pelos proprietários de restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes e similares, a ideia é contribuir para que os turistas sem sintam mais motivados a permanecer mais tempo na cidade. O cadastro, deve ser solicitado através do e-mail  turismo@jaraguadosul.sc.gov.br, (47) 2106-8041, com Marilene, ou Ana Luísa.

Plano de Turismo


Instituído na atual gestão, a arrancada do Plano Municipal de Turismo de Jaraguá do Sul iniciou em 2017 e está em andamento por etapas, com análises sobre as rotas de colonização Italiana, Húngara e Alemã. O levantamento buscou um diagnóstico sobre os meios de hospedagem, agências de turismo, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), guias de turismo e organizadores de eventos, transportadoras turísticas, esportes de aventura e a atuação de entidades representativas, como a Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (Acstivi) e Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs). Os bairros Centro, Boa Vista, Barra do Rio Cerro e Nereu Ramos, pelo potencial do turismo religioso, também estão incluídos. “Estamos em fase de elaboração do primeiro documento, para assim fazer a audiência pública. Na sequência será feita a finalização do Plano, que resultará em projeto de lei do Executivo, posteriormente enviado à votação na Câmara de Vereadores”, esclarece o diretor de Turismo, Marcelo Nasato.


Mais informações com Marcelo Nasato - Diretor de Turismo - 2106-8234.


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

  Bolshoi de Joinville divulga lista de aprovados na seleção nacional
 
  Aplicação de provas terá quatro fusos horários diferentes
 
  Precisamos cuidar do outro que está ao nosso lado
 
  Mesários já podem obter Declaração de Participação
 
  SANTO DO DIA:São João Paulo II
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
38099209 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2018 Jornal Evolução
by SAMUCA