Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C podem ser feitos nas unidades de saúde

Quarta, 25 de abril de 2018


 

• No SUS, população tem acesso a testes rápidos e gratuitos. Resultado sai em até meia hora

 

Uma gota de sangue da ponta do dedo. A partir desta pequena amostra de sangue, é possível detectar, por meio de testes rápidos, doenças como HIV, Sífilis Hepatite B e C. A implantação dos testes rápidos para na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico e detecção destas doenças. Em Mafra, as ESFs realizam estes testes durante o horário normal de funcionamento, das 7 às 16 horas. Vale lembrar que no dia do horário estendido para atendimento do trabalhador, os testes também são realizados.

 

Quem pode fazer

Os testes rápidos estão disponíveis para toda a população. A enfermeira Francesli Pereira, da Vigilância Epidemiológica conta que segundo um estudo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (unaids.org.br) em 2017 os homens tiveram menos probabilidade de fazer os testes, principalmente o de HIV. Também quando diagnosticados são menos propensos a buscar o tratamento antirretroviral e têm mais chances de morrer por complicações relacionadas à AIDS do que as mulheres. “Então, de acordo com os dados da organização, globalmente, menos de metade dos homens que vivem com HIV está em tratamento, em comparação com 60% das mulheres”, disse.

Segundo a mesma fonte, a tuberculose continua sendo  a principal causa de morte por causas relacionadas à AIDS entre as pessoas vivendo com HIV, representando cerca de uma a cada três mortes.

Já os dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 135 mil pessoas estão infectadas com HIV no Brasil e não sabem. E em 2016, aproximadamente 840 mil pessoas viviam com o vírus. Desse total, 694 mil estavam diagnosticadas; sendo que 498 mil já haviam iniciado o tratamento. Em 2017, Mafra realizou 9250 testes rápidos dentre eles Sífilis, Hepatite B e C e HIV, através desta ação foi possível realizar a detecção das doenças e encaminhamentos para tratamento.

 

Detecção em gestantes

O diagnóstico oportuno das infecções durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão de doenças para o bebê. Nesse sentido, verifica-se a necessidade em realizar os testes rápidos no pré-natal para as gestantes e seus parceiros sexuais. “A redução das taxas de transmissão da mãe para o filho, bem como a redução da mortalidade materna e infantil podem ser evitáveis frente a um diagnóstico precoce bem como o acesso oportuno destes exames”, explicou a enfermeira.

 

Testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C

Onde o teste é realizado? 

Nas unidades de saúde localizada nos bairros em Mafra.

Como funciona o teste? 

É como se fosse um exame de glicemia. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho.

Em quanto tempo sai o resultado? 

Cerca de 30 minutos. Se o resultado for positivo, aparecem duas linhas no visor do aparelho utilizado para a coleta do sangue.

O que é feito após o resultado? 

Quando a infecção é comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e é encaminhado para um serviço de saúde especializado onde terá o acompanhamento adequado. Se for negativo, o usuário recebera orientação que reforce a importância da prevenção.

Quem deve fazer o teste? 
A recomendação é que toda pessoa com vida sexual ativa realize o teste.

Onde encontro mais informações?

Nas próprias ESFs ou na Vigilância Epidemiológica (telefone: 3642-5867), anexa à ESF Central.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA