Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo
Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 30 anos de atividades.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas Suplemento LIterário A ILHA e Mirandum (Confraria de Quintana), além de mais de 50 livros.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA.

Autor de 26 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano,

Colaborador em vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.


AÇORIANOS NO BRASIL: 270 ANOS



Segunda, 16 de abril de 2018 09:21

As comemorações dos 270 anos da chegada dos açorianos a Santa Catarina começaram em Janeiro deste ano de 2018 e continuam agora, neste mês de abril, com a presença de açorianos que também comemoram lá, nas ilhas, o Ano dos Açores em nosso Estado.

Será uma semana de eventos culturais que serão realizados na Feira Catarinense do Livro, no Largo da Alfândega e em outros locais da cidade, como Tribunal de Contas, onde acontecerá o Congresso dos 270 anos de presença açoriana, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras.

O governo dos Açores trouxe o escritor Álamo Oliveira, que participa da 11ª Feira Catarinense do Livro e do ator e contador de história, Valter Peres que está na programação da 9ª Semana do Livro Infantil e também na 11ª Feira Catarinense do Livro e da escritora Teresa Viveiros. 

Na quarta feira, 18 de abril, chega a maior parte da comitiva dos Açores. Virão a Florianópolis o presidente do governo dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, o presidentes da Câmaras municipal de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, (cidade irmã de Florianópolis desde 1994) e outras autoridades açorianas.

Da programação faz parte, também, a Abertura da exposição “Antero de Quental e Vitorino Nemésio: verbos vivos da cultura açoriana”, na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis, no dia 18 de abril. No dia 19, além da abertura do Congresso dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina, haverá, na Igreja da Nossa Senhora da Necessidade, em Santo Antonio de Lisboa, Jantar com a comunidade açoriana e açor-descendente.

Também faz parte das comemorações do Ano dos Açores em Santa Catarina a abertura da Exposição JANELAS, no Espaço Cultural do Hall da Reitoria da UFSC, mostrando a poesia das janelas de Florianópolis a Portugal. A exposição pretende mostrar a arquitetura e a poesia nas janelas de origem portuguesa na ilha de Santa Catarina, no arquipélago dos Açores e em Portugal continental, oferecendo um paralelo arquitetônico e mostrando a influência dos Açores e de Portugal na arquitetura deste estado brasileiro.

Festejemos, então, a presença dos açorianos em Santa Catarina, pois a cultura deste Estado tem muito da cultura das Ilhas portuguesas.


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

  Bela Vista do Toldo - 10º Ciclo de Conscientização reunirá produtores
 
  São Bento do Sul - Processo seletivo para trabalhar na Havan
 
  São Bento do Sul - Vagas de emprego no Sine atualizadas nesta quarta(18/07)
 
  Mafra - Cavalos Crioulos de criadores Mafrenses ganham passaporte para Expointer 2018 no RS
 
  Rio Negrinho - “Projeto Ver” promove cerca de 140 cirurgias de catarata
A iniciativa faz parte do mutirão organizado pelo Governo do Estado através das prefeituras do Planalto Norte
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
35148374 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2018 Jornal Evolução
by SAMUCA