Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

AÇORIANOS NO BRASIL: 270 ANOS

Segunda, 16 de abril de 2018

As comemorações dos 270 anos da chegada dos açorianos a Santa Catarina começaram em Janeiro deste ano de 2018 e continuam agora, neste mês de abril, com a presença de açorianos que também comemoram lá, nas ilhas, o Ano dos Açores em nosso Estado.

Será uma semana de eventos culturais que serão realizados na Feira Catarinense do Livro, no Largo da Alfândega e em outros locais da cidade, como Tribunal de Contas, onde acontecerá o Congresso dos 270 anos de presença açoriana, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras.

O governo dos Açores trouxe o escritor Álamo Oliveira, que participa da 11ª Feira Catarinense do Livro e do ator e contador de história, Valter Peres que está na programação da 9ª Semana do Livro Infantil e também na 11ª Feira Catarinense do Livro e da escritora Teresa Viveiros. 

Na quarta feira, 18 de abril, chega a maior parte da comitiva dos Açores. Virão a Florianópolis o presidente do governo dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, o presidentes da Câmaras municipal de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, (cidade irmã de Florianópolis desde 1994) e outras autoridades açorianas.

Da programação faz parte, também, a Abertura da exposição “Antero de Quental e Vitorino Nemésio: verbos vivos da cultura açoriana”, na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis, no dia 18 de abril. No dia 19, além da abertura do Congresso dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina, haverá, na Igreja da Nossa Senhora da Necessidade, em Santo Antonio de Lisboa, Jantar com a comunidade açoriana e açor-descendente.

Também faz parte das comemorações do Ano dos Açores em Santa Catarina a abertura da Exposição JANELAS, no Espaço Cultural do Hall da Reitoria da UFSC, mostrando a poesia das janelas de Florianópolis a Portugal. A exposição pretende mostrar a arquitetura e a poesia nas janelas de origem portuguesa na ilha de Santa Catarina, no arquipélago dos Açores e em Portugal continental, oferecendo um paralelo arquitetônico e mostrando a influência dos Açores e de Portugal na arquitetura deste estado brasileiro.

Festejemos, então, a presença dos açorianos em Santa Catarina, pois a cultura deste Estado tem muito da cultura das Ilhas portuguesas.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA