Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

TJSC nega recurso e mantém júri popular para empresário acusado causar acidente que matou 6 pessoas

Batida ocorreu em 2014 em São Bento do Sul. Para o MPSC, réu estava bêbado, acima do limite de velocidade e fez ultrapassagem em local proibido.

Terça, 10 de abril de 2018

 Clique para ampliar
Seis das sete pessoas que estavam em um Ipanema morreram no acidente em São Bento do Sul em 6 de setembro de 2014 (Foto: Sd Maidl/Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul)
 

2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou recurso da defesa e manteve a decisão de primeira instância de determinar júri popular para o empresário Milton Zanghellini Ruckl, de 36 anos, acusado de causar um acidente de trânsito que resultou na morte de seis pessoas em 2014em São Bento do Sul, Norte catarinense. O julgamento ainda não tem data para ser realizado.

O réu foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por seis homicídios qualificados (causa de perigo comum e sem chance de defesa das vítimas), e uma tentativa de homicídio qualificado. Para o MPSC, ele estava bêbado, acima da velocidade permitida e fez uma ultrapassagem em lugar proibido, causando o acidente.

O relator do recurso, desembargador Volnei Celso Tomazini, entendeu que o réu estava sob efeito de álcool no momento da batida e que o júri deve ser mantido, cabendo também aos jurados decidirem se houve dolo. A defesa de Ruckl entrou com medida judicial contra a determinação do TJSC.

A decisão é do dia 3 de abril. O tribunal também negou o pedido da defesa de suspensão das medidas cautelares alternativas à prisão, como ficar em casa das 20h às 8h, inclusive aos fins de semana, não frequentar bares e boates, e não dirigir. Para o relator do recurso, essas medidas devem permanecer, já que o réu ainda não foi julgado.

Ruckl se entregou à polícia três dias depois do acidente. Ele foi enviado para o presídio, mas foi solto 40 dias depois após pagar fiança. Desde então, responde ao caso em liberdade.

 

Acidente

 

A batida em questão aconteceu em 6 de setembro de 2014, por volta das 22h15. Uma BMW, dirigida por Ruckl, colidiu primeiro contra um Gol, cuja roda traseira se soltou após o impacto. Depois, o carro de luxo invadiu a pista contrária e bateu de frente com a Ipanema, onde estavam sete pessoas, das quais seis morreram e uma ficou ferida. Um Agile também se envolveu no acidente, mas a suspeita é de que o carro tenha batido após o impacto fatal.

 

Morreram no acidente: Nelson do Nascimento, 30 anos, e a esposa Adriane Lismayer, 19 anos, a filha deles, Maria Eduarda Lismayer, 1 ano, e o irmão de Adriane, Wagner dos Santos, 29, além dos amigos da família, Ilair dos Santos, 52, e Roselindo Fragoso, 35. A família voltava da festa de aniversário da menina de 1 ano, que também morreu.

 

Defesa

 

O advogado do réu, Nilton Ribeiro de Souza, disse que entrou com embargos de declaração em relação à determinação do TJSC. Ele também questionou que o júri decida se houve dolo.

"Ao nosso ver, não é crime com dolo eventual. Não tem prova de que ele estava embriagado no momentos dos fatos. O Milton tentou frear antes do acidente, foi comprovado por todas as testemunhas de acusação também", disse Souza.

"O laudo concluiu que a causa final do acidente foi a quebra da roda dianteira esquerda [do carro do réu] depois de passar por cima de um tachão. [Testemunhas] Ouviram o carro freando, bateu num Gol e foi arremessado em cima da Ipanema. Não tem como se falar em dolo eventual, que é quando se assume o risco de causar a morte", completou.

Fonte G1



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA