Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose alerta para os cuidados com a doença

Quinta, 22 de março de 2018

 Clique para ampliar
 

Neste sábado (24) é o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. Um dos problemas de saúde mais antigos da humanidade, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma micobactéria (Mycobacterium tuberculosis), que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. Em São Bento do Sul, atualmente, 11 pacientes estão em tratamento contra a doença.

O diagnóstico precoce e oportuno da tuberculose é fundamental para o controle da doença. Por isso, é necessário ficar atento a sinais e sintomas que podem estar associados à doença. Em adolescentes e adultos jovens os sintomas são: tosse por mais de três semanas, com ou sem febre (geralmente mais à tarde), suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento. “Em crianças menores de 10 anos, o sintoma mais comum é uma febre moderada e persistente que pode estar associada a irritabilidade, tosse, falta de apetite, perda de peso e suor intenso à noite”, explica o médico Ricardo Larroyed de Oliveira.

Na presença destes sinais ou sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realização de exames de escarro. Após o diagnóstico confirmado, o tratamento é iniciado o quanto antes. “O tratamento é gratuito pelo SUS e realizado pelo período de seis meses. Nos dois primeiros meses é a fase intensiva, com a administração de quatro medicamentos. E os quatro meses seguidos é a fase de manutenção, onde são dois medicamentos. A medicação é dada e supervisionada pela Unidade de Saúde do bairro do paciente”, comentou Ricardo.

Transmissão – A tuberculose é transmitida pelo ar, quando uma pessoa com a doença fala, espirra ou tosse e lança partículas com a micobactéria pelo ar, que podem entrar em contato com outras pessoas.

Ambientes fechados, com pouca ventilação e ausência de luz solar favorecem a permanência e concentração da micobactéria no ar, aumentando as chances de transmissão da doença.

Previna-se – A prevenção da tuberculose é realizada por meio da vacinação das crianças menores de 4 anos com a vacina BCG, pelo tratamento adequado das pessoas infectadas e por medidas de controle da infeção.

Quando é descoberta uma pessoa com a doença, todos os seus contatos íntimos são examinados para avaliar a presença da tuberculose em sua forma ativa ou latente.

Boletim – Segundo o médico Ricardo Larroyed de Oliveira, um boletim será lançado pela equipe do Centro de Vigilância à Saúde, com dados, estatísticas e informações pertinentes às equipes de Saúde. “O primeiro boletim será justamente sobre Epidemiologia da tuberculose em São Bento do Sul, com dados e estatísticas de 2011 a 2016”, comentou.

Entre os dados que constam no boletim está a proporção de casos de tuberculose com cura ou cura laboratorial. No comparativo com o estado de Santa Catarina, São Bento do Sul atingiu em média o valor maior do que o estado. Os últimos dados apontam que 76,4% dos pacientes se curaram, com 70,5 comparado com o Estado.

Outro ponto de destaque é a proporção de casos de abandono do tratamento. Neste, São Bento do Sul apresenta, durante o período avaliado, três registros de abandono do tratamento. “No entanto, apresenta em média valores menores do que os do Estado de Santa Catarina”, disse Ricardo, completando: “Temos uma estrutura muito boa, equipe e um trabalho bem organizado. Isso tudo se reflete na qualidade do tratamento”.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA