Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

115 pessoas voltaram a ter uma visão normal

Sexta, 16 de março de 2018

 Clique para ampliar
 

Em março, a Prefeitura de Rio Negrinho participou do mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata Norte/Nordeste, evento integrante do Projeto VER, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal. Ao todo, 115 pessoas foram beneficiadas na cidade, zerando a fila de espera por este tipo de procedimento. Como contrapartida, a Prefeitura rio-negrinhense realizou os exames complementares nos pacientes.

De acordo com a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso, Rio Negrinho acabou privilegiada pelo mutirão realizado em Campo Alegre, já que conseguiu enviar mais pacientes do que o inicialmente acordado. “Isso para nós foi muito bom. Ao todo, foram realizados 1700 procedimentos em pacientes de 17 cidades, e só de Rio Negrinho foram 115”, relatou ela.

Estavam aptos a realizar o procedimento os pacientes com a indicação cirúrgica incluídos na lista de espera de Rio Negrinho. As cirurgias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios. “Tivemos apenas um caso de um paciente que lá em Campo Alegre, na pré-consulta, se detectou que antes ele precisaria realizar outro procedimento, para então poder fazer a cirurgia de catarata”, relata Fátima. Os demais aguardavam há anos na fila, alguns desde 2015. “Caso tenha alguém com catarata e que não participou do mutirão, pedimos que venha até a Secretaria de Saúde. Todos que estavam cadastrados na fila passaram pelo procedimento”, reforça a secretária de Saúde.

 

Valores

O valor de cada cirurgia foi de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250,00 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor foi custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde. A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.


Feliz da vida

Uma das pacientes que passou pelo procedimento foi dona Iracema Fragoso, que fez questão que após o procedimento ir agradecer ao prefeito Julio Ronconi. Após um ano sofrendo com o problema, onde ela disse que sequer saia de casa, agora comemora a vida nova e até já planeja terminar de fazer sua carteira de motorista. “Nós, como gestores públicos, temos o dever de atender a comunidade da melhor forma possível, direcionando os recursos públicos para que o interesse coletivo seja sempre atendido. Com o mutirão de cirurgias de cataratas, conseguimos zerar a fila de espera cadastrada na Secretaria de Saúde e, assim como a Dona Iracema, tantos outros terão novamente vida normal”, ressaltou Julio.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA