Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Serviço municipal de atenção às pessoas com ostomias

Sexta, 16 de fevereiro de 2018

 

Na última sexta-feira de cada mês, a Secretaria Municipal de Saúde realiza encontro com os pacientes ostomizados que são atendidos no município. Atualmente, 34 pessoas estão cadastradas no programa, que visa repassar informações e orientações, e fornecer insumos.

Segundo a enfermeira responsável pelo programa no município, Marcilia Ruthes Olinisky, ostomizada é a pessoa que passou por uma cirurgia para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo para a saída de fezes ou urina. O nome da cirurgia que cria essa abertura ou orifício no abdômen é ostomia.

Pessoa ostomizada é aquela que por determinada circunstância, câncer, doença de chagas, má formação congênita, traumas abdominais, doenças neurológicas entre outras, teve o trânsito intestinal e urinário desviado por meio de cirurgia. São pessoas que precisam fazer uso de bolsa coletora para eliminar as fezes ou a urina do organismo”, explica. A ostomia pode ser provisória ou definitiva.

E, com o objetivo de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida destes pacientes, o programa de atendimento aos ostomizados é realizado. “É um serviço que faz parte da política de atenção à saúde e está ligado a rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência do Estado de Santa Catarina”, comentou a enfermeira.

Em São Bento do Sul, a Secretaria de Saúde, além de promover os encontros com os pacientes, disponibiliza uma enfermeira para visita domiciliares para atendimento e orientações.

As reuniões com os pacientes acontecem na última sexta-feira de cada mês, às 13h30, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA