A comunidade do bairro Cruzeiro comemorou os trabalhos realizados durante esta quarta e quinta-feira na Rua Papanduva. Após cerca de 18 meses de espera, a via foi pavimentada e os moradores puderam ver o asfalto em frente as suas casas.
A pavimentação era aguardada com muita expectativa pela comunidade, pois um erro no projeto, elaborado em 2015, acabou interrompendo os serviços de pavimentação da via.
Durante a execução dos trabalhos o prefeito Magno Bollmann e o vice-prefeito e secretário de Obras Márcio Dreveck fizeram questão de acompanhar os trabalhos e conversar com moradores da via. “Sabemos o quanto a comunidade aguardava por este asfalto. Esta rua estava em péssimas condições, mas prezando pela qualidade e durabilidade da obra, aguardamos pelos ajustes necessários no projeto", disse Magno.
Segundo Márcio Dreveck, o projeto inicial elaborado não foi realizado com estudos técnicos do solo e em um determinado trecho, ao se deparar com o solo mole, a empresa que executava a obra parou por não haver condições de prosseguir de acordo com o projeto elaborado na época. “Hoje, após os trabalhos necessários de ajustes, entregamos uma obra de qualidade para a comunidade”, disse.
A pavimentação iniciou após a realização da licitação ocorrida no mês de abril de 2015. Em 22 de maio daquele ano a ordem de serviço foi assinada para início das obras. Pouco tempo depois o problema foi detectado e o impasse gerado.
No ano de 2017 a equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo iniciou o trabalho de ajustes no projeto para que o trecho comprometido recebesse o trabalho de base necessário para que a pavimentação fosse realizada com qualidade.
Asfalto
Após os trabalhos internos para ajustes do projeto, a pavimentação asfáltica foi realizada na Rua Papanduva nesta semana, porém, com uma supressão de 85 metros devido à falta de recursos.
Ocorre que o valor licitado para a obra no ano de 2015 foi de R$ 727.709,38, valor este necessário para pavimentar os aproximadamente 575 metros da via.
Mas na data atual, com os investimentos necessários para reforçar o trecho de solo mole, e ainda as correções devido ao prazo ultrapassado, o valor licitado foi insuficiente para pavimentar todo o trecho originalmente projetado, assim sendo, foram suprimidos 85 metros de pavimentação para garantir a utilização dos recursos e execução da obra dentro de um prazo específico para não correr o risco de perder os recursos originados através de convênio com o governo Federal a fundo perdido, onde R$ 592.000,00 foram destinados pela Emenda Parlamentar do deputado federal Mauro Mariani, e o saldo de R$ 135.709,40 foram investidos como contrapartida do município.