Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vacina contra a febre amarela está disponível em Campo Alegre

Quarta, 31 de janeiro de 2018


Os postos de saúde de Campo Alegre estão com vacinas da febre amarela disponíveis gratuitamente para a população.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma lista completa com todos os municípios do país e a respectiva recomendação de vacinação. Em Santa Catarina, em 162 municípios é preciso fazer a vacinação, incluindo Campo Alegre. Confira a lista completa aqui.

Quem recebeu a vacina ao longo da vida já será considerado vacinado e não precisa de nova dose.

Conforme a Secretária de Saúde de Campo Alegre, Carolina da Costa Telma, toda a população deverá ser vacinada, exceto gestantes, pessoas acima de 60 anos que só podem se vacinar com recomendação médica. Doadores de sangue devem suspender a doação por até 4 semanas. Quem estiver com doenças agudas e febre de moderada a grave, também deve aguardar. “Viajantes e caminhoneiros podem ser vacinados em qualquer unidade de saúde, porque se trata de uma campanha do ministério da saúde”, informou.

Carolina conta que em Campo Alegre não tem nenhum caso suspeito ou confirmado, porém é necessário que a população esteja devidamente protegida através da vacinação.

As vacinas no município são realizadas em todas as unidades de saúde, nos seguintes dias e horários:

Unidade de saúde central: terças e sextas-feiras das 08 às 11h30 e das 13 às 17h.

Nas unidades do interior: sextas-feiras das 08 às 12h.

Saiba mais sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.  A doença não é passada de pessoa a pessoa.  A pessoa apresenta os sintomas iniciais de três a seis dias após ter sido infectada. Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. O Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida desde 2017, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA