Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PM de Rio Negrinho recebe novo fuzil

Terça, 23 de janeiro de 2018

 Clique para ampliar
 O coronel Paulo Henrique Henn, comandante geral da Polícia Militar em Santa Catarina, esteve em Rio Negrinho nesta terça-feira entregando oficialmente um fuzil Imbel IA-2, calibre 5.56 mm, à PM da cidade. O ato foi acompanhado pelo prefeito em exercício Roberto Albuquerque e pelo prefeito licenciado Julio Ronconi. O armamento vem para aumentar o poder atendimento às ocorrências, principalmente as de maior relevância. As armas foram adquiridas pelo Ministério da Justiça e Cidadania e repassadas à PMSC através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Para o coronel, o armamento tem o objetivo de dar mais segurança às comunidades, já que uma PM mais equipada impõe mais respeito frente à criminalidade. Para o prefeito em exercício, é de fundamental importância que os agentes de segurança estejam bem equipados, visto que os bandidos possuem cada vez maior poder de fogo e, ao perceberem quais cidades possuem melhor aparato policial, evitam estes locais para seus crimes. “E este fuzil vem a complementar este trabalho”, destacou Roberto Albuquerque.

O prefeito licenciado Julio Ronconi também aproveitou o momento para agradecer ao coronel pelo armamento, que vem a contribuir cada vez mais para a cidade. “O coronel é um amigo pessoal, e que sempre que pode faz questão de estar aqui em Rio Negrinho. Quando vou a Florianópolis, sempre que posso também o visito e, destas nossas conversas, já conseguimos bastante coisas para a cidade”, destacou ele.

 

A arma

Primeiro fuzil com tecnologia 100% nacional, o armamento tem diferenciais de qualidade, como o peso inferior ao do FAL, ergonomia do punho, maior capacidade do carregador e possibilidade de fixação de acessórios diversos, como optrônicos. O calibre do novo armamento é o 5,56 mm, sendo que uma nova arma da mesma família encontra-se em fase de testes, com calibre 7,62 mm. O IA2 está sendo produzido pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), em Itajubá (MG), com investimento no projeto da ordem de R$ 50 milhões.

O novo fuzil atende aos requisitos estabelecidos pelo Exército para sua adoção como armamento padrão. O IA2 atira nos regimes automático, semiautomático e de repetição, para lançamento de granadas de bocal, com cadência de 600 tiros por minutos.

Em sua fabricação, foram utilizadas novas tecnologias, conceitos e materiais poliméricos, mais leves, ergonômicos e de melhor maneabilidade. Seus trilhos picatinny, dispostos em toda a superfície superior da tampa da caixa da culatra e em todas as faces do guarda-mão, permitem a acoplagem de dispositivos, como lanternas táticas, apontadores laser, lunetas de visada rápida, lunetas de visão noturna ou lunetas de precisão, punhos táticos e lançador de granadas.

O IA2 já está sendo empregado em diversas organizações militares pelo Brasil e foi, inclusive, utilizado pelo Exército na segurança de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Programas Estratégicos, como o Sistema de Monitoramento Integrado de Fronteiras (SISFRON), também contemplam a utilização do novo fuzil pela tropa. Da mesma forma, o 26º Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), efetivo que encerrará a participação brasileira na missão de paz, emprega esse armamento.

 

Dados técnicos:

Calibre: 5,56 x 45 mm

Capacidade do carregador: 30

Raiamento: 6 à direita

Peso (sem munição):3,38 Kg

Comprimento (coronha aberta/fechada): 850 mm/600 mm

Comprimento do cano: 330mm (350mm com quebra-chama)



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA