Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

​Vacina contra febre amarela em Mafra está disponível o ano inteiro no SUS

Quarta, 17 de janeiro de 2018


A cada campanha de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde informa sobre a importância da manutenção da carteira de vacinação tanto para crianças quanto para adultos, oferecendo vacinas contra várias doenças, dentre elas Febre Amarela (FA), Tétano e Hepatite B. Estados da região Sudeste do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - tem registrado mortes por Febre Amarela, portanto, está havendo uma grande procura da população daquelas áreas  pela vacina. Vale lembrar que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. De acordo com Secretaria, Mafra e região são consideradas territórios de risco para a doença e, portanto área de Recomendação para Vacinação (ACRV).

Dados do município

Em março de 2017 com a ação do Monitoramento Rápido a Secretaria verificou a situação vacinal contra a febre amarela da população de Mafra (crianças a partir dos nove meses e adultos abaixo de 60 anos de idade). Durante esta ação os nãos imunizados receberam a vacina. Concluiu-se que dentro da faixa etária recomendada para a vacina a cobertura contra esta doença foi estimada pelo monitoramento rápido de 63,3%. Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde - postos - principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar para área rural, silvestre ou de mata, ou exterior (áreas que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, o CIVP).

Recomendações

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde podem tomar a vacina crianças a partir dos nove meses até adultos com 59 anos. A vacina FA é contraindicada nas situações gerais para crianças menores de 9 meses de idade, para imunodeprimidos graves, portadores de doenças autoimunes, pessoas que apresentem reação anafilática após a ingestão de ovo de galinha, gestantes e mulheres que estejam amamentando. Condições especiais necessitam avaliação médica antes da aplicação da vacina como por exemplo  pessoas com mais de 60 anos. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para vida toda.

 

Saiba mais sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.  A doença não é passada de pessoa a pessoa.  A pessoa apresenta os sintomas iniciais de três a seis dias após ter sido infectada. Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. O Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida desde 2017, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar.

 

Fonte: Vigilância Epidemiológica Mafra



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA