Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Exposição Almas do Brasil chega a Jaraguá do Sul

Obras da fotógrafa Maristela Giassi que já foram exibidas em Paris, Vaticano, Portugal, São Paulo e Florianópolis, agora poderão ser visitadas no Giassi Supermercados

Terça, 12 de dezembro de 2017

 

 

Entre os dias 12 a 26 de dezembro Jaraguá do Sul recebe a exposição Almas do Brasil, da fotógrafa catarinense Maristela Giassi. A mostra que agora poderá ser apreciada no Giassi Jaraguá é um convite ao visitante para uma imersão na cultura indígena e já emocionou o público europeu em sua passagem pelo Carrousel Du Louvre em Paris, na França, na Galleria La Pigna, no Vaticano, na bienal de Odivelas, em Portugal e aos brasileiros na Inn Gallery, em São Paulo e no Espaço Cultural Rita Maria de Florianópolis.

As imagens foram produzidas em cinco aldeias: três na Grande Florianópolis – M’Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos Guaranis – e duas no Acre – Rio Jordão e Novo Segredo, da Etnia Kaxinawá (Huni Kuin). O material deu origem a um livro de fotografias e a uma exposição que reúne 16 telas nas quais foram utilizadas a técnica “You Paint”, desenvolvida pela artista, onde as fotos são impressas em canvas e recebem acabamento em pintura.

“As imagens coloridas são a materialização dos meus sonhos de criança e os índios fazem parte desse mundo lúdico que se mantém vivo em meus trabalhos”, explica Maristela Giassi. Graças a esses sonhos, personagens como o Pajé Wherá Tupã, de 108 anos, Aline, jovem de 18 anos responsável pelo ritual temazcal em sua aldeia e Kerexu, a grande guerreira e defensora do território Guarani, levam os visitantes da mostra a refletirem sobre natureza, espiritualidade e valores destes povos. “Almas do Brasil é meu grande presente. Uma benção essa oportunidade de conhecer e levar às pessoas um pouquinho dos valores e da riqueza da cultura Guarani”, conclui Maristela.

O projeto Almas do Brasil foi viabilizado por meio da Lei Rouanet.  Em Jaraguá do Sul serão distribuídos gratuitamente 200 exemplares.  A vernissage ocorre no dia 12/12 às 19h.  A exposição poderá ser visitada diariamente a partir do dia 13/12 das 8h às 22h no piso térreo do Giassi Jaraguá. Interessados em receber o livro poderão solicitar através do e-mail almasdobrasil@gmail.com.

 

 

Sobre a artista: Maristela Giassi é mãe, filha e mulher. Nasceu em Içara, sul de Santa Catarina, e passou sua infância escutando histórias de seus antepassados italianos que a transportavam nas longas asas da imaginação; dos oceanos revoltos à exaustiva travessia dos pesadelos de tempestades, na esperança de chegar à América tão sonhada.

Formada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Gestão de Supermercados. Compositora, pintora, fotógrafa, poetisa e empresária. Premiada por academias de artes no Brasil e exterior. Participou de duas antologias poéticas. Embaixadora da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture, membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa e do Grupo de Poetas Livres de Florianópolis.

Além de sua contribuição artística, dedica-se a ações sociais em presídios, hospitais psiquiátricos e grupo de desaparecidos, entre outros.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA