Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Roy e Michelle estão de volta a São Bento do Sul, após percorrerem 141 mil quilômetros em 1.197 dias

Integrantes da Expedição Mundo por Terra, eles completaram mais uma volta ao mundo em novembro.

Segunda, 04 de dezembro de 2017

Por Sandro Gomes*

 

Clique para ampliar
O mapa da aventura
 

 www.facebook.com/jornalevolucaosbs
www.facebook.com/jornalevolucaosbs 

O casal de aventureiros Roy Rudnick e Michelle Weiss retornou em novembro a São Bento do Sul, após realizar a segunda grande viagem na Expedição Mundo por Terra. Desta vez, os dois permaneceram na estrada por 1.197 dias e percorreram 141 mil quilômetros, cruzando as fronteiras de 51 países, alguns já conhecidos da primeira viagem, realizada entre 2007 e 2010.

  

Clique para ampliar
Michele Weiss e Roy Rudnick no Encontro Catarinense de Escritores, em Joinville (Crédito: Divulgação)
 

Somando a primeira viagem com esta última, o casal já percorreu 300 mil quilômetros e passou por 103 países, nos cinco continentes. No dia 25 de novembro, eles realizaram palestra no 5º Encontro Catarinense de Escritores, realizado em Joinville, com promoção da Associação das Letras.

A primeira volta ao mundo foi realizada de 25 de fevereiro de 2007 a dezembro de 2010. Depois da façanha de 1.033 dias, o casal reuniu vasto material fotográfico, além de muitas experiências e histórias para contar e se concentrou em produzir o livro “Mundo por Terra – Uma expedição de Carro ao Redor do Planeta”.

Roy levou dez meses para escrever o livro. Michelle também colaborou, escrevendo um capítulo sobre as mulheres que encontrou ao redor do mundo. Lançado em 2011, a obra já está em sua sexta edição, com 14 mil livros impressos, e 12 mil já foram vendidos. É um dos livros de autores catarinenses mais vendidos no Brasil e agora também conta com versão em inglês.

“Imprimimos esta versão na Turquia, onde o custo de impressão é 40% menor que nas gráficas brasileiras. Sem contar que não se paga imposto para importar livros ao Brasil. O livro em inglês já se pagou”, disse Roy, durante coletiva de imprensa sobre o encontro de escritores.

Na coletiva também estavam presentes o escritor e navegador Amyr Klink, que atravessou o oceano Atlântico num barco a remo, em 1984, e realizou a palestra de abertura do encontro. O campo-alegrense Miguel Nenevê, tradutor de obras literárias internacionais, também estava presente, além do presidente da Associação das Letras, Donald Malschitzky.

A segunda grande viagem

Por todo o trabalho que enfrentaram na produção do livro, Roy e Michelle consideram esta a segunda grande viagem que realizaram. A terceira viagem, que começou no dia 16 de agosto e encerrou-se no dia 25 de novembro deste ano, foi financiada completamente com os recursos provenientes da venda do livro, produção independente do casal.

“Não temos editora, porque se fizéssemos isso o livro não seria mais nosso. Por isso optamos em fazer o livro por nossa própria conta”, explica Roy, garantindo que a participação no encontro de escritores será registrada na próxima produção do casal: “Vocês vão fazer parte do segundo livro”, disse Michelle.

Entre o gelo e o fogo

  

Clique para ampliar
Na Estrada da Morte, Bolívia
 

 

Clique para ampliar
Em Tikal, Guatemala
 

  

Clique para ampliar
O Lobo e o paramotor dos viajantes no Salar de Uyuni, Bolívia (Créditos: Álbum de Viagem)
 

 

Clique para ampliar
Michelle ao entardecer no Vale dos Monumentos, EUA
 

 

Clique para ampliar
Uma viagem dessas não é só alegria. O motor do carro pegou fogo nos EUA
 

 

Clique para ampliar
Aurora Boreal no Alasca, EUA
 

 

Clique para ampliar
Nos Estados Unidos
 

 

Clique para ampliar
O Lobo sobre parte dos mais de 900 quilômetros percorridos sobre rios ou lagos congelados, na Rússia
 

 

Clique para ampliar
Os viajantes e uma família quirguiz num lugar muito remoto do Afeganistão
 

 

Clique para ampliar
O casal e o Lobo no Mangistau, Cazaquistão
  

Antes de partir para sua mais recente aventura, o casal se concentrou nos preparativos da viagem. Como o objetivo seria ultrapassar a latitude 70 graus no polo Norte, onde as temperaturas chegam abaixo dos 55 graus negativos, o velho Lobo da Estrada, como apelidaram a Land Roover Defender 130, passou por uma completa reestruturação. Principalmente no quesito isolamento térmico dos quatro metros quadrados do motor home adaptado.

Para se ter uma ideia do frio que o casal enfrentou nesta viagem, na Rússia eles rodaram mais de 900 quilômetros sobre rios congelados. Escolheram viajar na fase mais gelada do ano justamente para que pudessem seguir em frente sobre os rios de gelo. As fotos e os diários de bordo no site da expedição (www.mundoporterra.com.br) são de tirar o fôlego.

“Vocês acreditam que nosso carro ficou ligado durante 24 horas por 40 dias consecutivos? Se desligássemos o motor, possivelmente só sairíamos de lá no próximo verão”, observou Roy, explicando que o frio era tal que o combustível e os líquidos do carro poderiam congelar.

Uma temperatura infinitamente inferior àquela que enfrentaram nos Estados Unidos (antes de chegar na Rússia), onde o motor do carro chegou a pegar fogo. Para compensar o sofrimento com o frio, por várias vezes o casal foi presenteado com o maior espetáculo da Terra, a aurora boreal. Além da Rússia, o fenômeno colorido também foi visto no Alaska.

Além do Bojador

  

Clique para ampliar
Em Joinville, os são-bentenses narraram a grande mudança que experimentam em suas vidas desde 2007 (Crédito: Divulgação)
 

Durante o encontro de escritores, cujo tema deste ano foi “Além do Bojador – Literatura de Viagem e Aventura”, os são-bentenses narraram a grande mudança que experimentam em suas vidas desde 2007, quando lançaram-se na primeira grande viagem de 1.033 dias ao redor do Planeta, enfrentando as mais variadas dificuldades, como desatolar a Land Roover das areias escaldantes do deserto do Saara ou convivendo com culturas exóticas e vislumbrando os mais belos cenários que a Terra é capaz de apresentar, a exemplo da Estrada da Morte, na Colômbia, onde a natureza realmente se supera.

“Fomos além do bojador, fomos atrás de novas histórias, porque queremos compartilhar tudo isso com vocês”, enalteceu Roy durante a palestra no encontro, no sábado (25/11) pela manhã. Quando perguntam ao casal se vale a pena tanto esforço, tanto sacrifício, a resposta está na ponta da língua. Logo depois que os viajantes lançaram o livro, chegaram numa livraria em Balneário Camboriú e perguntaram à vendedora onde ficava à seção de obras de aventura. Ela informou que era nos fundos da loja e, de quebra, deu a dica: “Comprem o livro ‘Expedição Mundo por Terra’. Ele é ótimo!”

 

*Jornalista

Fonte: www.fazeraqui.com.br



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA